A roda de conversa acontece uma vez por mês e a próxima está marcada para o dia 8 de dezembro, na sede do Espaço Integrar.
Familiares e responsáveis por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) estão sendo acompanhados por profissionais do Espaço Integrar através do Projeto "Terapia Familiar" em rodas de conversa.
O projeto é um espaço de psicoterapia que envolve mais de três pessoas sendo atendidas ao mesmo tempo. Além de ter contato com o psicólogo, o paciente conta também com a escuta e a colaboração dos outros pacientes. As sessões tem duração de uma hora e meia a duas horas e tem sido eficaz para os pais e responsáveis por crianças com TEA atendidas no Espaço Integrar, por contar com tratamento, tanto para os filhos, quanto para eles, pais e responsáveis.
Ao todo, o Espaço Integrar atende 230 usuários cadastrados e desses, 198 possuem o diagnóstico de TEA, classificados com o CiD F84.
Nos atendimentos ofertados aos pais e responsáveis, eles aprendem como lidar com o autismo dos filhos, uma vez que muitos pais sofrem com alguns momentos específicos de agitação dos mesmos, sofrendo até com ansiedade e depressão, além de alguns casos em que envolvem problemas familiares, que não envolvem o TEA dos filhos, mas que se somam aos problemas dos mesmos.
Segundo a Coordenadora do Projeto Espaço Integrar, Jamile Justino, houve relatos de pais com depressão e até pensamentos suicidas, que estão sendo atendidos na "Terapia Familiar", por isso, uma das necessidades da criação do projeto.
Outro desafio enfrentado pelo projeto é a dificuldade financeira enfrentada por algumas famílias com filhos atendidos pelo projeto Espaço Integrar. Muitas passam necessidades de alimentos e produtos de higiene e limpeza em casa. Com ajuda de membros do projeto e outras de pessoas alheias ao projeto, foram doadas 5 cestas básicas até a última roda de conversa da "Terapia Familiar" realizada no dia 10 de novembro.
A próxima roda de conversa está prevista para ser realizada no dia 8 de dezembro e quem poder ajudar com alimentos, produtos de higiene e limpeza para que o projeto possa repassar as famílias carentes, além de leite, biscoitos e outros itens para lanche a serem servidos nas reuniões da "Terapia Familiar", serão bem vindos e podem ser entregues na sede do projeto, localizada na rua Tito Waldemar Vieira, 360, no bairro Bambé, próximo a garagem de veículos pesados da prefeitura, em Barra de São Francisco. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Na oportunidade, Jamile agradeceu o apoio da prefeitura e da secretaria de saúde pela criação e manutenção do Projeto Espaço Integrar.
"Gostaria de agradecer ao prefeito Enivaldo dos Anjos por realizar esse projeto junto ao secretário municipal de saúde, Elcimar de Souza Alves, por trazerem tratamento para as crianças com transtorno autista e inclusão para essas famílias e a sociedade, que tem apoiado o projeto com as ações sociais, colaborando voluntariamente com essas ações. Assim, temos abençoado muitas famílias que buscam acolhimento, por isso nós estamos realizando um atendimento humanizado as essas famílias”, agradeceu a coordenadora do Espaço Integrar.
Árvore do Bem
O Espaço Integrar está programando um dia especial de Natal com as crianças atendidas pelo projeto e está arrecadando brinquedos e alimentos não perecíveis para serem doados por quem sentir vontade de ajudar. É a "Árvore do Bem", "Faça uma criança autista feliz neste Natal". Os produtos também podem ser entregues na sede do Projeto Espaço Integrar. As crianças e servidores do espaço agradecem.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h
(27) 37568000