Alunas das escolas Vicente Amaro da Silva, na sede e da EMEFTI Elizabeth Trzoseki da Silva, em Paulista, tiraram o primeiro e o quarto lugar da categoria 5º ano
Duas estudantes de Barra de São Francisco foram premiadas na edição 2023 do Programa Agrinho. Uma delas, da EMEFTI Elizabeth Trzoseki da Silva, do distrito de Paulista, que ficou em quarto lugar na Redação (Saiba mais abaixo) e a outra, da EMEF Vicente Amaro da Silva, no Campo Novo, que ficou em primeiro lugar na mesma categoria.
Helena Rodrigues de Andrade, do 5º ano da EMEF Vicente Amaro da Silva ganhou um notebook e Thereza Kristina Correa Faé, do 4º amp da EMEFTI Elizabeth ganhou um tablet.
O concurso do Programa Agrinho edição 2023 abordou o tema: “Criando conexões, fortalecendo o Agro” e conquistou posições importantes: um primeiro e um quarto lugar em Redação.
A premiação aconteceu no dia 21, no Sesc de Praia Formosa em Aracruz/ES, com uma belíssima programação, onde o município estava representado por alunos e professores de diversas escolas, pela secretária de Educação Delma do Carmo Ker e Aguiar e pelas coordenadoras do programa em nível municipal.
“Fomos premiados na categoria produção textual em 1º lugar no 4º ano com a aluna da Helena Rodrigues de Andrade, da professora Rosana Maroto da E.M. Vicente Amaro da Silva e em 4º lugar no 5º ano com a aluna Thereza Kristina Correa Faé, do professor Tiago Rodrigues de Souza da EMEFTI Elizabeth Trzoseki da Silva”, informa a secretária.
Esse programa é de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES), as secretarias municipais de educação e os Sindicatos Rurais Patronais, atuando em todo o Estado do Espírito Santo. O principal objetivo é contribuir com a formação das novas gerações, desenvolvendo ações educativas para despertar e desenvolver a consciência de cidadania.
O Programa prioriza crianças e adolescentes, na faixa etária de 4 a 16 anos, para que sejam transformados em agentes de melhoria das condições sociais e econômicas da família e da comunidade onde vivem.
Leia as redações abaixo:
Empreendimento, persistência e positividade
Um trabalho da escola, abriu a minha mente, me veio uma explosão de ideias.
A minha professora passou um vídeo sobre um menino que só perguntava e ficava no mesmo lugar vendo as pessoas indo e voltando, e ele sempre curioso, porém, sem nenhuma atitude.
Em um trabalho da escola, sobre empreendedorismo, fabricamos o chup-chup em nossa casa o que foi muito legal.
Ao chegar à escola, uns alunos já foram divulgando o nosso produto, uns vendiam, outros recebiam e davam o troco. Parecia uma pequena empresa.
Tivemos uma renda muito boa e foi gratificante.
Mas aí que veio a explosão de ideias. Posso realizar meus sonhos começando como uma microempresária.
Aprendi com o menino que não se fica no meio da ponte, mas sim termina de atravessá-la. E não dar ouvidos às opiniões negativas, e sim ser persistente!
O futuro que me aguarde!
Com o meu empreendedorismo eu vou abrir uma clínica veterinária e ter uma boa aprendizagem contínua para realizar meus sonhos!
E com os meus sonhos ajudar sempre o próximo!
Agora tenho por onde começar, lembrando que tive bons ensinos escolares!
Helena Rodrigues Andrade
4ª série
EMEF Vicente Amaro da Silva
Agro e tecnologia
“Nos últimos anos estamos vendo um aumento no uso de tecnologia nos campos, seja em análise de solo, preparo do solo, adubação e colheita.
A tecnologia aliada a bons insumos, auxilia num produto de melhor qualidade para os produtores, pois, com o uso de tecnologia, ele tem, além de melhores resultados, também um controle maior sobre pragas, adubação na quantidade correta e, muitas das vezes, um controle maior sobre o que entra e sai da sua propriedade.
O que costuma pesar na hora de contratar esses serviços, que estão tendo uma demanda grande, é que o produtor vai precisar investir um pouco mais para ter essas tecnologias na sua propriedade.
Mas, com apoio de cooperativa, o agro vem ganhando cada vez mais oportunidades de negócios, facilitando, muitas das vezes, a comunicação entre os profissionais e os produtores interessados em seus serviços.
O agro continua sempre em movimento buscando sempre inovações e a tecnologia é uma dessas inovações.
Tereza Kristina Corrêa Faé
5º ano
EMEFTI Elizabeth Trzoseki da Silva
+ Sobre o Agrinho
O Agrinho é um programa de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES), as secretarias municipais de Educação e os Sindicatos Rurais Patronais, atuando em todo o Espírito Santo. Seu objetivo é contribuir com a formação das novas gerações, desenvolvendo ações educativas para despertar e desenvolver a consciência de cidadania.
O programa prioriza a criança e o adolescente, transformando-os, pela educação, em agentes de melhoria das condições sociais e econômicas da família e da comunidade onde vivem.
No decorrer do programa, são abordados assuntos relativos a meio ambiente, ética, cidadania, saúde, empreendedorismo e trabalho e consumo.
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