Prefeitura assina termo de permissão para uso de secador pela Ampacij no distrito de Monte Sinai

Cilindro proveniente de emenda parlamentar já está sendo instalado no sistema de secagem de café da Associação de Moradores e Pequenos Agricultores do Córrego do Itá e Jabuticaba

14 de dezembro de 2023 às 09h10.

O secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, esteve no Córrego do Itá, distrito de Monte Sinai, na noite desta quarta-feira, 13, assinando um Termo de Permissão de uso de um Secador Cilindro Rotativo modelo SER 096, marca Pinhalense, para a Associação de Moradores e Pequenos Agricultores do Córrego do Itá e Jabuticada (Ampacij), junto a moradores e diretoria da entidade.

Na oportunidade, um dos membros da diretoria da Ampacij, Dario Grossman, o Darinho, agradeceu, em nome da entidade e dos seus membros, ao prefeito e à Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) pela cessão do equipamento, que vai complementar um conjunto de secadores que estão sendo montados na sede da Ampacij.

Grossman destacou que a Ampacij é uma das poucas associações do município que está sempre com sua documentação em dia e, portanto, habilitada para receber estes equipamentos, que são cedidos por meio de emendas parlamentares.

“A gente depende da prefeitura, do prefeito, para obter a cessão de uso dos equipamentos já que as emendas não podem vir diretamente para a associação. Somos muito gratos ao prefeito Enivaldo, que tem cedido todos os equipamentos que chegam, por meio de emendas parlamentares, independente de qual seja o parlamentar”, observou Darinho.

O secretário municipal de Agricultura, Vander Onofre, também destacou a boa vontade do prefeito Enivaldo dos Anjos em liberar rapidamente os equipamentos que chegam por meio de emendas, para associações que estejam regularizadas junto aos entes governamentais. Ele salientou ainda que Enivaldo tem feito um trabalho de excelência no apoio ao agronegócio de Barra de São Francisco, inclusive com um programa que já construiu quase 190 bueiros e mais de 110 pontes nesses quase três anos de mandato.

O secretário municipal de Saúde, Elcimar, por sua vez, informou que é ordem expressa do prefeito Enivaldo dos Anjos, que os equipamentos que chegam por meio de emendas parlamentares, independente de qual deputado ou senador, seja entregue às associações para as quais as emendas foram direcionadas.

Elcimar observou que, no entanto, muitas associações procuram o município querendo receber equipamentos mas não estão habilitadas porque não têm as certidões negativas e outros documentos necessários para que possam fazer o convênio (Termo de Permissão de Uso) com a prefeitura.

“Essa associação do Itá é uma das mais organizadas do município, está sempre habilitada a receber os equipamentos e por isso está sempre conseguindo mais emendas”, elogiou.

Por fim, o vereador Sargento Farias e o ex-vereador Wilson Pinto das Mercês, o Mulinha, representando o deputado federal Da Vitória e a deputada estadual Raquel Lessa, também fizeram questão de agradecer e elogiar o prefeito Enivaldo dos Anjos pela sua atitude que, segundo eles não existia em gestões passadas, de liberar os equipamentos, independente do político que as está destinando.

Uma das moradoras do córrego do Itá, Elisete Menegheti, esposa do cafeicultor Valmir de Oliveira Silva, o Valmir Cota, falou da importância da associação para o desenvolvimento da agricultura na região, parabenizou a comunidade do Itá que tem hoje belos sítios voltados para o agroturismo e pediu o apoio do prefeito para melhorar as estradas vicinais, para além da estrada mestra, que está recebendo um tipo de pavimento que a deixa pronta até para receber o asfalto.

“Se a gente pensa coletivo todo mundo cresce”, disse ela.

Ela salientou a importância das emendas parlamentares para ajudar no desenvolvimento das comunidades e disse que recentemente ela e o esposo receberam em sua propriedade, o deputado federal Helder Salomão, que também destinou recursos para a região.

A cafeicultora também destacou que está preocupada com a recuperação e preservação das nascentes e que vai buscar a mobilização das comunidades para agilizar um programa voluntário de cercamento e preservação de nascentes inspirado no programa feito pelas comunidades da região de Cachoeirinha do Itaúnas.