Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde aplicou 23.166 doses de vacinas em 2023

Exceto a vacina contra a covid-19, as demais são aplicadas nas UBS do Bambé, Irmãos Fernandes, Vila Vicente e Alvino Campos (Pavilhão)

03 de janeiro de 2024 às 13h52.

A enfermeira Vitória Leni Franco Casula, coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde (Semus) de Barra de São Francisco, divulgou nesta quarta-feira, 3, o balanço das vacinas aplicadas durante o ano passado, tanto nas campanhas de rotina quanto nas campanhas contra a covid-19 e influenza (gripe).

De acordo com ela, foram aplicadas nos 12 meses, média de 1.930 doses, totalizando 23.166 doses de imunizantes aplicados ao longo do ano.

“A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças e não protege apenas aqueles que recebem a vacina, mas também ajuda a comunidade como um todo”, explica Vitória informando que as vacinas de rotina são aplicadas nas UBS que possuem sala de vacinação – Irmãos Fernandes, Bambé, Vila Vicente e Alvino Campos (Pavilhão) – já a vacina contra a covid-19 está disponível apenas na UBS Alvino Campos, no centro.

“A vacinação tem como objetivo de fortalecer o sistema imunológico do cidadão, sendo assim, ela estimula a produção de anticorpos que atuam no combate contra agentes infecciosos causadores da doença. Por isso as estratégias de vacinação são importantes, pois é através de ações de vacinação de rotina e de campanhas que conseguimos controlar, eliminar ou erradicar doenças imunopreveníveis”, finaliza.

VACINAS APLICADAS EM 2023

JANEIRO                                  1.853 doses