Mutirão na feira livre da Rua Mineira alerta para aumento dos casos de dengue

Agentes da Vigilância Ambiental em Saúde fizeram panfletagem e alertaram moradores para a necessidade de combate aos focos do mosquito Aedes aegipty

22 de janeiro de 2024 às 13h39.

A Secretaria Municipal de Saude (Semus), por meio da Coordenação da Vigilância Ambiental em Saúde, realizou no sábado, 20, com cerca de 15 agentes um mutirão na feira livre da Rua Mineira, no bairro Irmãos Fernandes, orientando a população sobre a necessidade e as formas de combate aos focos do mosquito Aedes aegity, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Só este ano, a Coordenação da Vigilância Epidemiológica apontou 105 casos notificados até o início da semana passada. Mas, com o boletim epidemiológico da Sesa, divulgado no sábado, 20, levando em conta os casos notificados até o dia 13 deste mês, o município chegou perto de 190 notificações, que podem ou não dar positivo, após a análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do ES (Lacen).

Em todo o país, o número de casos de dengue nas duas primeiras semanas de 2024 foi mais do que o dobro do registrado no mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério da Saúde.

Nas duas primeiras semanas deste ano, houve 55.859 casos prováveis de dengue no país. Seis pessoas morreram por complicações da doença. A incidência de casos neste ano é de 27,5/100 mil habitantes.

No mesmo período de 2023, haviam sido registrados 26.801 casos, com 17 mortes.

No Espírito Santo foram notificados 3.152 casos de dengue com incidência de 76,89 casos por 100 mil habitantes nas duas primeiras semanas deste ano. Não há registro de óbitos até o momento.

CONFIRA GALERIA DE FOTOS

Como se prevenir

Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

Tirar água dos pratos de plantas;

Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.