Defesa Civil e Semas entregam kits com colchões, lençóis e materiais de higiene e limpeza em Paulista

Foram entregues 40 kits completos às famílias atingidas pela enchente no distrito, no mês passado

01 de fevereiro de 2024 às 07h59.

O secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, designado pelo prefeito Enivaldo dos Anjos para representa-lo na tarde desta quarta-feira, 31, no distrito de Paulista, em Barra de São Francisco, fez questão de destacar e elogiar o trabalho da Defesa Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) no atendimento às famílias atingidas pela enchente no início da semana passada.

CONFIRA GALERIA DE FOTOS

"O prefeito (Enivaldo), lamentou a tragédia ambiental dos moradores de Paulista, mas elogiou o trabalho rápido e eficiente da Defesa Civil e da Assistência Social no socorro às famílias. Hoje estamos aqui entregando kits completos com colchões, roupa de cama, materiais de limpeza e higiene para todas as famílias, mostrando que uma administração eficiente e parceira da população pode não controlar as forças da natureza, mas consegue mitigar os efeitos", disse o secretário.

Os kits, obtidos junto à Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec), foram descarregados na EEEFM Ascendina Feitosa, de onde foram  entregues às famílias prejudicadas pela enchente da semana passada.

A dona de casa Rosilene Aparecida Menegueli, 51, nasceu em São Gabriel da Palha e veio para Paulista com seis anos de idade. Moradora da margem de um dos córregos que transbordaram, ela conta que perdeu quase tudo, mas está satisfeita com o apoio prestado pelo município por meio da Defesa Civil e da Assistência Social.

"Muito a agradecer. Os recursos que estão trazendo, o apoio da Defesa Civil, da Assistência Social, nos deixa menos tristes com a perda de quase tudo", comentou.

A aposentada Izabel Ferreira Neto, 67, mora há 60 anos no distrito e disse que, infelizmente, quando chove muito o córrego transborda e atinge a casa dela.

"Muito feliz, agradecida pelo apoio da administração, graças a Deus, primeiro a vida, mas as perdas estão sendo compensadas pela prefeitura, obrigado prefeito Enivaldo dos Anjos, obrigado a todos da prefeitura."

O coordenador da Defesa Civil, Arimateia Oliveira, o Albuíno,  disse que a Defesa Civil foi acionada no dia da enchente, agiu rápido, e conseguiu dar uma resposta satisfatória à população do distrito.

"A defesa civil foi acionada e nossa equipe fez o levantamento, tem gente que perdeu quase tudo, tivemos que agir rápido, mas graças a Deus conseguimos dar uma resposta muito satisfatória por meio do Cepdec", relata.

A agente de proteção civil Simone Souza conta que o apoio estadual foi rápido e conseguiu mitigar o sofrimento dos atingidos pela enchente.

"Fizemos todo o relatório, conseguimos trazer esses kits, conseguimos uma psicóloga para atender às famílias, isso tudo em uma semana. Agradecemos aos secretários que nos deram todo o apoio, ao prefeito Enivaldo dos Anjos e ao Cepdec, pelo material enviado", disse.

Por fim, a secretária municipal de Assistencia Social, Shirley Teixeira, destacou que sua pasta esteve presente apoiando a população desde os primeiros momentos após a enchente, junto com a Defesa Civil.

"Trouxemos nossa equipe do CRAS, do CREAS, fizemos o cadastro das famílias, trouxemos cestas básicas e cestas verdes, preparamos os pedidos de apoio estadual e, hoje, estamos felizes por entregar, junto com a Defesa Civil, esses kits que serão muito importantes para as famílias. Estamos nos preparando para requerer o Cartão Reconstrução junto à Setades e também providenciar o aluguel social para todas as famílias que não puderem voltar para as suas casas", concluiu.

+ Sobre a enchente

Os três córregos que passam pela sede do distrito de Paulista, no interior de Barra de São Francisco, Noroeste do Espírito Santo, o Córrego do Bahiano, Córrego Paulistinha e Córrego da Ferrugem transbordaram em vários pontos e invadiram pelo menos 27 residências na noite de segunda-feira, 22 para terça, 23.

A equipe da Secretaria de Assistência Social esteve no distrito desde a última terça-feira, 23, prestando ajuda, inclusive com cestas básicas e fazendo o cadastro das famílias atingidas pela tempestade.

Na quinta, 25, a Defesa Civil continuou o levantamento dos prejuízos e a avaliação dos imóveis, quanto ao aparecimento de rachaduras, fraturas nas paredes, sedimentação do piso, questão de árvores próximas as residências, e prestando os primeiros atendimentos.