Para maiores informações, o cidadão pode procurar o setor de identificação, que fica na Rua Prefeito Manoal Gonçalves, 517 (Rua da Casa de Saúde Santa Mônica).
A partir desta quinta-feira, 1º, o processo de emissão de Carteira de Identidade Nacional (CIN), pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e de Políticas para as Mulheres de Barra de São Francisco (SMDH), será realizado exclusivamente por meio de agendamento, incluindo o cadastro de biometria. A iniciativa visa também se antecipar às mudanças na emissão da nova identidade, que estará disponível a partir do final do primeiro trimestre.
O secretário Municipal de Direitos Humanos, Maurício Vieira dos Santos Marins, explicou que a implementação do agendamento, com a inclusão do cadastro biométrico, tem como propósito eliminar as tradicionais filas, que muitas vezes obrigam as pessoas a esperarem durante horas, inclusive de madrugada. A medida visa garantir que o atendimento seja mais eficiente e ocorra no horário marcado, proporcionando uma experiência mais ágil e organizada para os cidadãos. “Nosso intuito com o agendamento é estarmos nos adequando para a emissão da nova identidade, que será disponibilizada a partir do final do primeiro trimestre e também evitar filas de madrugada, evitar que as pessoas fiquem perdendo tempo ali na fila. Pois assim, a pessoa chega no seu horário, é atendida e vai embora sem ter que ficar esperando. Além disso, com a inclusão do cadastro biométrico, estamos modernizando o serviço para proporcionar maior segurança e agilidade", destacou Maurício Marins.
Passo a Passo para efetuar o agendamento.
Para realizar o agendamento, o cidadão precisa criar uma conta no Acesso Cidadão (do Governo do Estado) ou no Gov.br (do Governo Federal), com a conta criada é só entrar no link: https://acessocidadao.es.gov.br/ ; no ícone Agendar ES clicar em acessar; escolher Carteira de Identidade – 1ª via; ou Carteira de Identidade – 2ª via se for o caso. É importante ressaltar que o sistema disponibilizará somente os locais disponíveis no momento. Uma boa estratégia é acessar o site antes das 8h no período da manhã, quando normalmente aparecem mais vagas.
PASSO 1
PASSO 2
PASSO 3
Além do agendamento, é importante ressaltar que para emitir a identidade, os cidadãos precisam comparecer ao setor de identificação com o protocolo do atendimento agendado e os seguintes documentos obrigatórios (final do texto) . Essa medida visa garantir a segurança e o correto encaminhamento do processo, proporcionando uma retirada eficiente do documento.
Um exemplo foi da autônoma, Zenilda Alves Pereira, que veio do município da Serra, região Metropolitana da Grande Vitória para fazer o registro da segunda via da identidade. "O agendamento foi fácil de fazer, eu sou da Serra, mas como tenho urgência para tirar a documentação o que apareceu eu aceitei, então por isso vim a Barra de São Francisco para poder tirar minha identidade", explicou a autônoma.
Para maiores informações, o cidadão pode procurar o setor de identificação, que fica na Rua Prefeito Manoal Gonçalves, 517 (Rua da Casa de Saúde Santa Mônica).
DOCUMENTOS ÓBRIGATORIOS PARA EMISÃO DE IDENTIDADE
CERTIDÃO (NASCIMENTO OU CASAMENTO -ORIGINAL
CPF (ORIGINAL)
COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA NO MÁXIMO 3 MESES- ORIGINAL
01 FOTO 3X4 RECENTE (FUNDO BRANCO E ROUPA ESCURA)
PAGAMENTO DE TAXA, CASO GANHE ACIMA DE 3 SALÁRIOS PARA A SEGUNDA VIA DA IDENTIDADE.
CASO A RENDDA SEJA INFERIOR, APRESENTAR COMPROVANTE DE RENDA OU CADÚNICO.
DOCUMENTOS OPCIONAIS PARA SEREM INCLUIDOS – (ORIGINAL)
CARTEIRA DE TRABALHO
NIS, PIS OU PASEP
CARTÃO DO SUS
TÍTULO DE ELEITOR
CNH (CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO)
CERTIFICADO MILITAR
CARTÃO DO TIPO SANGUINEO
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