Programas de segurança alimentar do município já serviram 390.045 refeições até o final de 2023

Primeiro programa começou a funcionar em março de 2021, no auge da pandemia; todas as refeições são gratuitas

05 de fevereiro de 2024 às 13h43.

Implantados pela prefeitura em março de 2021 e maio de 2022, respectivamente, os dois programas de segurança alimentar do município chegaram a 390.045 refeições servidas até o final do ano passado. Todas as refeições são gratuitas. A informação é da diretora dos programas, Giseli Recla.

De acordo com ela, o Centro de Apoio Alimentar (CAA) Jesuína Destefani, inaugurado de final de março de 2021, no auge da pandemia da Covid-19, já chegou a 362.778 refeições servidas às pessoas com hipossuficiência financeira. A média é de 319 refeições diárias, número bem inferior ao do período da pandemia, quando chegaram a ser servidas até 1,5 mil refeições por dia.

O segundo programa, implantado em maio de 2022, o Refeição Amiga, que serve uma refeição noturna mais leve, no bairro Irmãos Fernandes, apesar de ter sido implantado mais de um ano depois do quase do CAA Jesuína Destefani, já serviu 47.531 refeições até o final de 2023. A média é de 183 refeições diárias.

O CAA Jesuína Destefani funciona em um galpão cedido gratuitamente pela Primeira Igreja Presbiteriana de Barra de São Francisco, na rua Gumercindo Farias, na subida para o bairro Colina e fornece almoço diariamente para as pessoas carentes.

O serviço funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 10h30 às 12h30, e atende, principalmente, às famílias cadastradas na Secretaria Municipal da Mulher e Assistência Social.

Já o Programa Refeição Amiga, no bairro Irmãos Fernandes, atende das 18h às 20h.

Homenagem a Jesuína Destefani

“Propusemos que o centro fosse denominado Jesuína Destefani, em homenagem a dona Jesuína Destefani, que faleceu vítima da Covid-19. A homenagem faz justiça ao trabalho que ela sempre desenvolveu na comunidade católica de Barra de São Francisco, cuidando do auxílio às pessoas mais carentes da cidade”, observa o prefeito Enivaldo dos Anjos.

Segundo Enivaldo dos Anjos, a princípio era oferecida uma refeição reforçada, em marmitex, para todas as pessoas carentes que comparecessem ao local, mas, após o abrandamento da pandemia, ficou decidido que as refeições seriam ofertadas apenas no local, onde foram instalados mesas e bancos, para que as pessoas pudessem se alimentar confortavelmente, evitando também o desperdício de alimentos, já que muitas pessoas estavam pegando os marmitex e trocando por bebida e até mesmo por drogas.

Ainda durante o período mais crítico da pandemia, o CAA Jesuína Destefani também cuidou da alimentação de centenas de pessoas que procuravam as unidades de saúde do município para fazer o teste de Covid-19. Todos os dias eram distribuídos lanches e refeições às pessoas que estavam esperando pelo teste.

CAA Jesuína Destefani

Rua Gumercino Farias, 6, (Morro da Telest)

Dias: Segunda a sexta-feira

Refeição Amiga - SOPÃO