SEMDH fará mutirão para emissão de Carteira de Identidade em escolas estaduais

Parceria com Ação Psicossocial e de Orientação Interativa Escolar (Apoie) vai buscar alunos que ainda não possuam o documento para ajuda-los na emissão da nova CIN

08 de fevereiro de 2024 às 09h10.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Política para as Mulheres (SEMDH), vai realizar um mutirão para auxiliar estudantes da Rede Estadual de Ensino em Barra de São Francisco na obtenção da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

De acordo com o secretário Maurício Vieira dos Santos Marins, a ação acontecerá durante quatro ou cinco sábados, em data ainda a ser definida e contará com a parceria da Ação Psicossocial e de Orientação Interativa Escolar (Apoie) da Secretaria Estadual de Educação (Sedu). Um dos objetivos da ação é documentar os estudantes que pretendam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano.

A obtenção da CIN é um importante passo para que os estudantes possam atualizar sua documentação, já que a carteira de identidade antiga, apesar de ter validade até 2032, tem algumas limitações em relação à identidade digital.

A nova Carteira de Identidade vai poder concentrar todos os documentos em sua versão online, no celular. Os documentos vão estar no aplicativo GOV.Br e poderão ser verificados pelo QR Code da nova carteira.

"Com essa parceria, os estudantes têm a oportunidade de adquirir a Carteira de Identidade Nacional de maneira mais ágil e eficiente. Além disso, essa iniciativa reforça o compromisso do prefeito Enivaldo dos Anjos com a promoção dos direitos humanos e o acesso à educação de qualidade para todos", enfatiza o secretário Municipal de Direitos Humanos, Maurício dos Santos Vieira Marins.

"Procuramos a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, cujo responsável é o Maurício, para estabelecer essa parceria representando as escolas da Rede Estadual de Barra de São Francisco para a emissão da identidade para os estudantes, especialmente os alunos do terceiro ano que farão o Enem este ano", relata a psicóloga Anna Paula Faria.

"Durante nosso trabalho, observamos que um grande número de alunos ainda não possuía seus documentos de identidade civil, o que é crucial para o estudante e também para o município. A CIN é imprescindível para que o estudante realize o Enem e ingresse na universidade", afirma a assistente social Meiry Verly.

O coordenador Administrativo e Financeiro do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) João XXIII, Jefferson Tetzlaff, ressalta que "a parceria entre Estado e município é fundamental, mesmo sendo uma escola da Rede Estadual, porque o município auxilia bastante a escola e isso se estenderá não só para nós, mas para todos os estudantes que serão beneficiados. Realmente é uma iniciativa maravilhosa", elogiou.

 

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook

Horário de funcionamento

De segunda à sexta, das 08 às 17 horas

Telefone

(27) 37568000

Endereço

Rua Desembargador Danton Bastos, nº 1 - Centro Barra de São Francisco - ES - Cep: 29800-000

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec Consultoria

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.