Estatuto da Pessoa Idosa e golpes digitais foram tema de roda de conversa no CRAS

Evento promovido pelo Projeto Avivar, em parceria com a Advocacia Social do município levou esclarecimentos sobre direitos dos idosos e prevenção contra golpes digitais

15 de março de 2024 às 15h32.

Uma roda de conversa realizada pelas secretarias municipais de Saúde de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Políticas para as Mulheres, na tarde desta quinta-feira, 14, na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no Bairro Nova Barra, apresentou aos idosos do Projeto Avivar os direitos do idosos estabelecidos pelo Estatuto da Pessoa Idosa e alertas sobre golpes digitais.

A roda de conversa contou com uma palestra do coordenador da Advocacia Social do município, Patric Manhães de Almeida, com o tema "Envelhecer Conectado: Desvendando o Estatuto da Pessoa Idosa na Era Digital".

Com o objetivo de promover inclusão digital com segurança, os idosos receberam esclarecimentos sobre seus direitos, assegurados pelo Estatuto da Pessoa Idosa, alertas sobre os golpes mais comuns praticados contra idosos e os benefícios do uso seguro da internet para as necessidades sociais dos usuários das mesmas.

Para não cair em golpes, o coordenador Patric apresentou os principais alertas, sendo eles:

- Não abra anexos ou clique em links, principalmente se você não conhece o remetente;

- Nunca forneça dados bancários ou cadastrais;

- Desconfie de ligações;

- Não atenda chamadas de vídeo de números desconhecidos;

- Ao realizar um PIX, confirme os dados do destinatário;

- Desconfie de empréstimos ou mercadorias com valor muito abaixo do mercado;

- Evite deixar senhas fracas ou anotadas em qualquer lugar;

- Cuidado sempre no uso do cartão;

- Ative notificações do cartão e conta no celular.

Lembrando que as agências bancárias nunca ligam para o cliente pedindo senha, nem número do cartão; Um funcionário do banco jamais irá à casa do cliente para requerer o cartão; O banco não liga solicitando para realizar transferência ou qualquer tipo de pagamento; A instituição financeira não faz ligações ou envia links para realizar comprovações de prova de vida; Ocorrendo dúvidas em alguma transação realizada pela internet, você deverá entrar em contato rapidamente com a central de atendimento de sua agência bancária.

A inclusão digital de pessoas idosas traz benefícios que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida, reduzir o isolamento social e dar ao idoso papel ativo nos cuidados com a própria saúde.

Patric explicou o objetivo da roda de conversa. Segundo ele, é mais um cumprimento e ao mesmo tempo esclarecimento aos idosos sobre os seus direitos assegurados, pelo Estatuto da Pessoa Idosa. "Então, com a Roda de Conversa promovida pelo Projeto Avivar é possível demonstrar para as pessoas idosas que em Barra de São Francisco a gente cumpre a Constituição e o Estatuto da Pessoa Idosa, buscando proporcionar a esta importante parcela da sociedade, meios para continuarem contribuindo com a sociedade, especialmente em razão da vasta experiência acumulada", encerrou.