Mutirão de combate aos focos do mosquito transmissor da dengue recolhe toneladas de entulho no Campo Novo

Cerca de 60 colaboradores, inclusive escoteiros, além de profissionais de Saúde participaram dos trabalhos

18 de março de 2024 às 08h56.

O secretário municipal de Limpeza Pública e Serviços, Oséias Simplício e sua equipe foram os mais requisitados no mutirão de combate ao mosquito Aedes aegpity, transmissor da dengue, zika e Chikungunya, realizado no último sábado na região do bairro Campo Novo, em Barra de São Francisco. “Tivemos que demolir até um esqueleto de casa perto da praça do Campo Novo, onde as pessoas estavam despejando lixo e entulho. As máquinas e os caminhões coletores de lixo trabalharam muito, assim com os cortadores de vegetação”, informa Simplício.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

O mutirão faz parte das ações de combate ao mosquito transmissor da dengue nos bairros com maiores índices de infestação e contaminação. Recentemente foi realizado outro mutirão, o Dia D, contemplando o bairro Irmãos Fernandes.

Na ação deste sábado participaram servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), da Vigilância Ambiental em Saúde, da BioLife, uma empresa que presta serviços à Semus e também 11 escoteiros do Grupo Raízes, da Igreja Batista Viva.

O pastor Elias, que conduziu os escoteiros, destacou que a ação é importante e os escoteiros puderam ter um grande aprendizado, além de contribuir para a saúde de todos os moradores do bairro Campo Novo.

As atividades começaram próximo à sede do INSS, no Loteamento Kikito e se estenderam por outras ruas do bairro, seguindo em direção ao Campo Novo, com remoção de entulhos, corte de vegetação alta e coleta de recipientes que possam acumular água, principal fonte de reprodução do mosquito.

O secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, que participou ativamente do mutirão, destacou que as ações de combate ao mosquito da dengue e de conscientização da população sobre a necessidade de reduzir as fontes de reprodução do mosquito dentro das casas é fundamental para frear a epidemia.

“Além das ações de conscientização e combate ao mosquito, estamos disponibilizando centros de hidratação e ampliamos o horário de atendimento nas unidades básicas de saúde. Os mutirões de limpeza são uma parte importante, porque além de cuidar dos lotes vagos e terrenos baldios, mostram para a população que o poder público está atuando mas precisa do apoio de todos”, disse o secretário.

Segundo a sala de situação montada pela Semus faz o acompanhamento de todos as arboviroses, como dengue, zika ou Chikungunya.

“A saúde trabalha todos os dias da semana visando a minimizar os problemas da dengue. Todas as nossas unidades estão equipadas para fazer hidratação dos pacientes e consultas e exames para confirmar o diagnóstico de dengue são realizados normalmente. A partir desse sábado, 16, abrimos a Unidade Básica de Saúde do Bambé, que vai funcionar todos os sábados, assim como uma unidade de hidratação na antiga Câmara Municipal, para dar máxima atenção e cuidado à população francisquense.”

A coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde, Patrícia Moura, explicou que os agentes de combate às endemias realizaram o bloqueio utilizando a bomba costal, dispersando inseticida no ar para neutralizar a proliferação do mosquito.

A agente da Vigilância Epidemiológica em Saúde, Solange Barbosa, orienta as pessoas que sentirem os sintomas procurarem o médico e após três dias realizar o teste rápido do Antígeno NS1.

“O paciente deve esperar a partir do terceiro dia para fazer esse exame, pois ele é muito sensível e pode ser que dê um falso negativo. O paciente acha que não está com o vírus e acaba fazendo uma atividade pesada, na qual, pode piorar a situação dele. Inclusive, oriento os pacientes que estão dando esse exame negativo, que volte no médico. Para confirmar se realmente está ou não com dengue. Pois caso o resultado for positivo, o médico vai tratar e orientar o que ele (paciente) deve fazer”, salientou Solange Barbosa.

Números

De acordo com o boletim da 10ª semana epidemiológica (SE) publicado na última quinta-feira, 15 pela Sesa, o município já contabilizou 4.493 casos notificados desde o início do ano.

Já a Vigilância Epidemiológica em Saúde, informa na última semana o município teve 867 notificações com 239 confirmados, 564 em investigação, 25 descartados e 42 com sinais de alarme, aqueles em que a dengue pode evoluir e causar a morte.