Aulas de hidroginástica seguem atraindo idosos no Projeto Avivar e promovendo saúde e inclusão

19 de março de 2024 às 14h45.

As aulas de hidroginástica ofertadas aos idosos do Projeto Avivar seguem sendo realizadas no Clube Vale do Sol, no Bairro Nova Barra. Neste tempo quente é uma das atividades mais procuradas pelos senhores e senhoras atendidos pelo projeto. O Avivar é um projeto da Secretaria Municipal de Saúde que trabalha a saúde e inclusão do público da 3ª idade na sociedade.

Com aulas coletivas de terça a sexta-feira, em três horários pela manhã, sendo às 8h, 9h e 10h. As atividades são ministradas pelos educadores físicos Paulo Roberto dos Reis Junior e André Lopes da costa.

Segundo o educador Paulo Roberto, muitos idosos tem participado todos os dias ofertados e que costumam participar cerca de 25 a 40 idosos por aula, registrando mais de 400 presenças por mês.

A Coordenadora do Projeto Avivar, Cleidmar de Almeida Rezende, anunciou que a partir do dia 2 de abril serão abertas aulas também no período da tarde, às 15h e às 16 h.

Segundo Cleidmar, a hidroginástica produz inúmeros benefícios para a saúde dos idosos. "O idoso pode alcançar diversos benefícios com a hidroginástica, como o aumento da agilidade, velocidade de ação e reação e também aumento significativo da força e do equilíbrio, melhora o sistema cardiorrespiratório, cardiovascular, flexibilidade e aumenta a autoestima, além da aceleração do metabolismo, fortalecimento muscular, diminuindo acidentes do lar, melhora do sono, prevenção da osteoporose e promoção da saúde mental com o conviver social de volta", explicou ela.

Os idosos com idade de 60 anos acima, que quiserem se inscrever no Projeto Avivar, podem procurar a sede da instituição na rua Henrique Fanti, 316, no bairro Nova Barra. O atendimento é de segunda a quinta-feira das 8 às 17 horas e na sexta-feira das 8 às 16 horas.

É preciso apresentar os seguintes documentos:

Carteira de Identidade;

CPF;

Cartão SUS e AMA;

Comprovante de residência.

Sobre o Projeto Avivar

Inaugurado no dia 11 de fevereiro de 2022, o projeto foi idealizado pelo prefeito Enivaldo dos Anjos e atualmente conta com 1.181 idosos inscritos, que são atendidos na sede, em Cachoeirinha de Itaúnas e em Vargem Alegre, ambos, distritos de Barra de São Francisco.

Várias atividades são realizadas para desenvolver e manter a saúde dos usuários do projeto, dentre elas: Aulas de aeróbica e de zumba em dias específicos durante a semana e no sábado

exercícios físicos em academias da cidade, hidroginástica em piscina ao longo da semana e danças de forró no domingo à tarde, além de passeios durante o ano e rodas de conversas orientativas ligadas a saúde e aos direitos dos idosos.

Atualmente o projeto conta com atendimento de assistente social, médico, psicólogo, enfermeira e nutricionista.

"A finalidade do projeto Avivar é promover e incentivar a prática regular de exercícios físicos em idosos, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida e promover o bem-estar físico, social e mental com a liberação de hormônios do bem-estar, como endorfina, melatonina, serotonina e dopamina. Quanto mais ativo se torna os idosos, mais benefícios e segurança eles terão na execução das suas atividades diárias, como levantar-se, vestir-se, tomar banho, caminhar, entre outras práticas diárias", destacou a Coordenadora do projeto, Cleidmar de Almeida Resende, na ocasião da inauguração do projeto.