Prefeitura realiza mutirão para construção de monge no Lago Jesus Cristo

01 de abril de 2024 às 14h27.

Teve início na sexta-feira (29) e seguiu até o domingo, o mutirão de obras no Lago Jesus Cristo, para a construção de um monge e um vertedouro para o controle das cheias em períodos de chuvas. O lago fica localizado no Bairro Vila Vicente e será mais um ponto turístico do município.

Participaram do mutirão, servidores da Secretaria de Obras e Urbanismo, Secretaria de Transportes e Estradas e Secretaria de Serviços e Limpeza Pública da prefeitura.

As obras, que ainda seguirão em execução durante esta semana contarão também com uma galeria manilhada que escoará parte da água excedente do lago e da rede pluvial de parte do Bairro Vila Vicente.

Assim que o monge e o vertedouro estiverem concluídos, o Lago Jesus Cristo passará a ter cerca de um metro e meio de altura de água, 160 metros de cumprimento por 28 de largura. Este lago já conta, inclusive com vários filhotes de peixes em fase de crescimento.

O prefeito Enivaldo dos Anjos disse que será realizado uma extensão de rede de alta tensão, para atender os empresários que irão construir do outro lado da pista, em frente ao lago. Serão cerca de 1.016 metros de extensão, inclusive com iluminação pública dos dois lados da pista. Já foi reaberto uma nova rua do outro lado da pista, em frente o lago, bem como a interligação da Rua Arlindo Valli, que sairá no Trevo da Carlos Valli.

Neste local haverá uma nova pista de caminhada, restaurante, campo society, estacionamento para que as pessoas possam desfrutar de uma bela área, além de espaço de lazer. “Estamos trabalhando e construindo esse lago, para servir de ponto de encontro da população e ao mesmo tempo, área de lazer para apreciar uma linda paisagem. O local será mais um cartão de visitas para as famílias”, disse o prefeito. Os trabalhos estão sendo acompanhados pelos secretários de Obras e Urbanismo, Kennedy Braz Teixeira e o de Serviços e Limpeza Pública, Oseias Simplício de Jesus.

Segundo o Secretário Kennedy, o objetivo das obras é dar vasão ao excesso de água acumulada no lago em períodos de chuvas, evitando o comprometimento da estrutura que cerca o lago. Ele descreveu como será a estrutura do monge. "Ele (o monge) estará na ponta da barragem, terá um tamanho de dimensão de 2 metros de largura por 2 metros e meio de comprimento e terá níveis de controle de altura da água, garantindo que as chuvas fortes que vierem, não comprometam a estrutura da barragem", explicou o secretário de Obras e Urbanismo.

Kennedy disse ainda que as obras só irão parar quando todo o trabalho estiver sido concluído.