Setor de identificação já atende agendamentos para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN); saiba mais

09 de abril de 2024 às 15h37.

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) começou a ser emitida para todo o Espírito Santo no dia (1º). Em fevereiro desse ano, o documento estava sendo emitido em fase de testes.

Em Barra de São Francisco, o atendimento é feito no Setor de Identificação, localizado na Rua Prefeito Manoel Gonçalves, nº 517, Centro (Rua da Casa de Saúde Santa Mônica). Para iniciar o processo, o cidadão deve agendar seu atendimento por meio do site agenda.es.gov.br, e, no dia agendado, comparecer ao local munido dos documentos necessários. (Veja o passo a passo para o agendamento no final da matéria).

As vagas são limitadas a capacidade de atendimento diária.

Documentos Necessários

Os documentos necessários são: certidão de nascimento ou casamento, conforme for o estado civil, e comprovante de residência.

Para crianças até 5 anos, é necessário que os responsáveis levem uma foto 3x4, para o caso de não ser possível a fotografia nos equipamentos de coleta biométrica.

Os cidadãos que solicitarem isenção do pagamento da taxa deverão levar documento de comprovação da situação de isenção. São elas: roubo/furto do documento com apresentação de Boletim de Ocorrência e comprovação de renda de até 3 salários mínimos.

Nos casos de idosos, pessoas com deficiência ou com necessidades especiais (devidamente atestadas por laudo médico), não há necessidade de agendamento prévio. O atendimento é feito diretamente no posto de identificação, por ordem de chegada.

O Documento Único de Arrecadação (DUA) para o pagamento da taxa pode ser emitido no link: https://internet.sefaz.es.gov.br/agenciavirtual/area_publica/e- dua/procurar-taxas.php

O que muda com a nova identidade?

A principal novidade do novo modelo é a unificação do número em todo o País, sendo agora o número do CPF que valerá. Pelo modelo antigo, cada estado adotava a própria numeração, o que permitia que um mesmo cidadão, legitimamente, emitisse carteiras de identidade com números diferentes em estados distintos. A partir do novo padrão, independente do estado da federação em que o cidadão solicite o documento, ele terá o número do CPF como seu número de RG. Esta mudança reduzirá a possibilidade de fraudes e inconsistências nas informações.

Outra inovação importante é a disponibilidade da versão digital do documento no wallet do gov.br, a partir da impressão do documento físico. O nome social também poderá ser incluído, mediante solicitação do requerente.

Além disso, outras mudanças também serão implementadas. A carteira de identidade passará a conter um código internacional que o torna um documento de identificação em viagem, o código MRZ (Machine Readable Zone) e informações sobre doenças poderão ser incluídas na versão física do documento.

O número de outros documentos também poderá ser incluído, como CTPS, PIS/PASEP e o título de eleitor, mas essas informações estarão disponíveis apenas na versão digital do documento.

A validade da Carteira de Identidade Nacional (CIN) também é uma novidade e obedecerá a seguinte regra:

- zero a 11 anos: validade de 5 anos;

- de 12 a 59 anos: validade de 10 anos;

- a partir de 60 anos: validade indeterminada.

As renovações em decorrência de exigência legal serão sempre gratuitas.

A nova CNI é obrigatória?

Sim. A antiga carteira de identidade não perdeu a validade, mas os documentos nos modelos antigos são válidos até 28 de fevereiro de 2032.

Passo a Passo para efetuar o agendamento.

Para realizar o agendamento, o cidadão precisa criar uma conta no Acesso Cidadão (do Governo do Estado) ou no Gov.br (do Governo Federal), com a conta criada é só entrar no link: https://acessocidadao.es.gov.br/ ; no ícone Agendar ES clicar em acessar; escolher Carteira de Identidade – 1ª via; ou Carteira de Identidade – 2ª via se for o caso. É importante ressaltar que o sistema disponibilizará somente os locais disponíveis no momento. Uma boa estratégia é acessar o site antes das 8h no período da manhã, quando normalmente aparecem mais vagas.

PASSO 1

PASSO 2