Agricultores de São João de Itaperuna recebem Secador de Café

22 de abril de 2024 às 10h02.

Agricultores de São João de Itaperuna recebem Secador de Café para auxílio na colheita do produto

A prefeitura Municipal de Barra de São Francisco, na última sexta-feira (19), entregou à Associação de Pequenos Agricultores de São João e Santa Rosa, em São João do Itaperuna, um secador de café de 7.600 litros, para auxiliar no processo de colheita e produção do produto. O secador de café, fruto de uma emenda parlamentar estadual, foi doado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e repassado pela Prefeitura à Associação.

A atual administração tem se preocupado em dar o melhor apoio e auxílio aos agricultores de Barra de São Francisco, e tem buscado formas de incentivos para o trabalhador rural. "A entrega deste equipamento é uma forma muito útil para Associação dos agricultores, pois irá auxiliá-los na produção do café, como a demanda é grande e as vezes eles têm dificuldade para pagar o serviço de secagem em outro local. Então, com esse benefício eles vão ter um ganho melhor na produtividade", destacou o secretário Municipal de Agricultura, Vander Onofre.

A comunidade de São Joao e Santa Rosa, também, já recebeu recentemente um trator para auxiliar no cultivo do café e atividades do campo. Segundo o secretário Municipal de Saúde, Elcimar Alves, a entrega destes equipamentos facilita o trabalho do homem do campo, pois a atividade rural é um trabalho pesado que interfere na saúde do trabalhador rural. "Com esses equipamentos em mãos, buscamos aliviar o trabalhador rural nas atividades pesadas e fortalecer a agricultura familiar, além de incentivar a permanência do homem no campo", disse o secretário.

O presidente da Associação, Carlos Antônio de Souza, agradeceu a atual administração por todo apoio prestado a comunidade e pela entrega do secador de café que trará muitos benefícios aos pequenos agricultores da região.