Rede Municipal de Educação de Barra de São Francisco comemora os resultados do IDEBES - ES

25 de abril de 2024 às 13h17.

A qualidade da educação não é apenas um reflexo do desempenho individual dos estudantes, mas também do compromisso coletivo do município, juntamente com a escola e a comunidade escolar em proporcionar um ambiente propício para o aprendizado e crescimento. O município de Barra de São Francisco ocupa um espaço de grande representatividade dentro da Superintendência Regional de Educação (SRE -Barra de São Francisco-ES), somos o município com maior número de escolas na regional, temos 33 escolas distribuídas entre, escolas em  Tempo Integral, escolas do campo, CEMeis, maternal com pré-escola, escolas dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, o tamanho da nossa rede educacional nos traz grandes desafios, sabemos que as escolas desempenham um papel fundamental na busca por resultados educacionais significativos. sabemos que a qualidade da educação não é apenas um reflexo do desempenho individual dos estudantes, mas também do compromisso coletivo do município, juntamente com a escola e a comunidade escolar em proporcionar um ambiente propício para o aprendizado e crescimento.

É nesse contexto, que a Secretaria Municipal de Educação vem promovendo reuniões com diretores e pedagogos das escolas com o objetivo de analisar o resultado do IDEBes 2023, compartilhar experiências, discutir desafios e traçar estratégias conjuntas para melhorar os índices educacionais. Esse momento de alinhamento de ações entre todas as partes interessadas esteja na mesma página em relação aos objetivos educacionais. Isso evita a fragmentação de esforços e garante o fortalecimento das escolas que que precisam de uma atenção maior. O IDEBes (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Espirito Santo) é um indicador que estabelece uma meta para a rede e para cada escola, como forma de possibilitar um trabalho mais qualificado de planejamento e monitoramento dos resultados, estamos nos preparando juntamente com as escolas para alcançarmos as metas pactuadas pelo regime de colaboração entre o governo do estado do Espirito Santo e os municípios para o ano de 2024.

METAS PACTUADAS PARA O ANO DE 2024

Nosso desafio é grande e precisamos que todos estejam alinhados trabalhando na mesma direção. Além disso, essas reuniões proporcionam um espaço para a troca de ideias e boas práticas, incentivando e fortalecendo o trabalho da escola.

Ao estabelecer metas claras e monitorar regularmente o desempenho educacional dos nossos alunos, a Secretaria Municipal de Educação pode identificar fragilidades e fazer intervenções direcionadas permitindo uma abordagem mais proativa e eficaz na promoção da qualidade da educação.

Por fim, é importante ressaltar que o sucesso educacional não é medido apenas por números, como os IDEBes, mas também pelo impacto positivo que a educação tem na vida dos estudantes. Ao investir no trabalho desenvolvido nas escolas e promover o alinhamento de ações, a Secretaria Municipal de Educação está contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

RESULTADO DO IDEBES DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL

ESCOLAS

2º ANO

5º ANO