Prefeitura antecipa campanha de vacinação contra dengue para o publico entre 10 e 14 anos de idade.

25 de abril de 2024 às 15h17.

A prefeitura Muicipal de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), deu início nesta quinta-feira (25), a campanha de vacinação contra a dengue para o público alvo com idade entre 10 e 14 anos. A Campanha acontece das 08h às 12h na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, na rua Djalma Borges, ao lado do Restaurante Salutte. O atendimento é por ordem de chegada e para se vacinar é necessário levar cartão de vacina, cartão do SUS e CPF.

A campanha começou de forma timida, na manhã desta quinta-feira (25), pois apenas 17 crianças e adolescentes foram vacinadas até o momento. E por isso a coordenadora do setor de imunização e enfermeira, Vitória Casula, convoca os país e responsáveis a trazerem seus filhos para previni-los contra a dengue. "A importância da vacinação é para reduzir as hospitalizações, e até mesmo, os óbitos de crianças e adolescentes nessa faixa etária. Então estamos convocando os país e ou responssáveis para já estarem trazendo seus filhos para a vacinação contra a dengue, destacou a coordenadora.

De acordo com Casula, a campanha não vai parar. "O quantitativo de vacinas por enquanto foi para a campanha desta quinta e sexta-feira, mas em breve receberemos novas remessas e divulgaremos o calendário de vacinação com antecedência para os pais responsáveis estarem se preparando para vacinação das crianças e adolescentes da faixa etária de 10 a 14 anos", avisou Vitória Casula.

O senhor Fernando Carvalho, pai da Emanuelle Flores e do José Emanuel, trouxe os filhos para a vacinação e alertou sobre a importância de proteger os filhos contra a dengue. "A vacinação contra dengue é muito importante tendo em vista que estamos passando por uma epidemia gigantesca, então eu trouxe meus filhos e quero chamar toda população, que tem filho de 10 às 14 anos, que faça também esse tipo de 'querer' para o seus filhos. Pois assim você vai estar protegendo seus filhos e toda uma faixa etária contra uma doença tão grave que tem assolado Brasil", clamou Fernando Carvalho.

Ele também agradeceu a Secretaria de Saúde e a Prefeitura por toda atenção, cuidado e carinho dado às crianças de Barra de São Francisco. "Eu aproveito oportunidade para parabenizar a Secretaria Municipal de Saúde a Prefeitura, que vêm exercendo um excelente serviço. No que diz respeito à Saúde, a nossa população está muito bem servida e assim deve continuar, muito obrigado!", saudou Fernando Carvalho.

A Camanha contra a Dengue

A Campanha obedece a Nota Técnica Nº 37/2024, do Ministério da Saúde, que inclui os municípios da região Central-Norte de Saúde à campanha. A vacina da dengue tem o esquema composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. As segundas doses serão encaminhadas pelo órgão federal posteriormente referente a todos os municípios que já foram contemplados.

Quais são as contraindicações?

A vacina contra dengue é contraindicada para gestantes, lactantes e pessoas com imunodeficiência. Pacientes que tenham apresentado sintomas ou confirmado a doença há menos de 6 meses não podem receber a primeira dose.

Casos de Dengue em Barra de São Francisco

Segundo a Coordenação de Vigilância Epidemiológica informou, que nessa Semana Epidemiológica SE 16, de 14 à 23 de abril, foram registrados 612 casos notificados de Dengue, 62 foram descartados e 229 confirmados, sendo 11 sinais de alarme, e 311 em investigação.