Conquista inédita no basquetebol e 2ª colocação no voleibol encerram participação de Barra de São Francisco na Fase Regional dos Jogos Escolares em Mantenópolis

Barra de São Francisco emplacou 3 títulos e uma segunda colocação na Fase Regional dos Jogos Escolares em Mantenópolis, que foi realizado dos dias 22 a 27 de abril.

29 de abril de 2024 às 13h42.

Jogando a final na modalidade Masculino Juvenil de Basquetebol, a Seleção de Barra de São Francisco venceu a Seleção de Nova Venécia de 23 a 19 pontos, na sexta-feira (26), conquistando o título e assim a classificação na Fase Estadual em Guarapari.

Ainda na sexta-feira, a Seleção de Barra de São Francisco de Voleibol Masculino Juvenil venceu a Seleção de São Gabriel da Palha por 2 sets a 1 e ficou com a 2ª colocação na competição.

As duas decisões foram realizadas na quadra de esportes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Job Pimentel, localizada no Centro de Mantenópolis.

Na quinta-feira (25), as duas equipes francisquenses de Handebol Feminino, haviam conquistado a primeira colocação nos Jogos Escolares Regional. Na categoria Infantil, o Centro Educacional São Francisco de Assis (Cesfa) conquistou o título e a vaga para a Fase Estadual, vencendo a Escola Municipal de Ensino Fundamental Veneciano de Nova Venécia por 16 a 12. Na categoria Juvenil, a Seleção de Barra de São Francisco venceu a Seleção de Ecoporanga de 28 a 23 gols e também representará o município na Fase Estadual. As duas finais de handebol feminino foram disputadas no Ginásio Municipal de Esporte Manoel Laurindo Filho, no Distrito de São José, em Mantenópolis.

Segundo o Técnico da Seleção Francisquense de Basquetebol Masculino Juvenil, Alex Canal, a equipe campeã, foi formada em sua maioria por atletas estudantes do Insituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Barra de São Francisco e atletas estudantes do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral João XXIII. "É uma alegria muito grande, principalmente ver a alegria desses meninos. Desde o ano passado que a gente começou a treinar. A gente foi para a etapa regional. Juntamos a seleção da nossa cidade com atletas do IFES e da Escola João XXIII. E agora nós vamos para Guarapari com muito sangue nos olhos. Por isso mesmo a importância de a Secretaria de Esportes da prefeitura estar apoiando o esporte", explicou o técnico. De acordo com Canal, a quadra de esportes da Praça Municipal Arlindo Pinto da Costa foi essencial para o treinamento dos atletas de basquetebol.

O atleta campeão de basquetebol, Davi Deleprane, falou do medo de repetir a derrota do ano passado na Fase Regional e vibrou muito pela conquista do título desse ano. "Lá no banco eu falei para os meus colegas. A gente ficou com medo de repetir a história, mas não. O time provou ser diferente e nós conseguimos levar esse título para casa", afirmou Deleprane.

CLIQUE AQUI E VEJA A GALERIA  DE FOTOS COMPLETA DO EVENTO

Heitor Sather, atleta da equipe campeã, citou uma dificuldade de última hora na escalação da equipe, que foi superada e não atrapalhou o desempenho do time. "Foi difícil até antes de chegar aqui. Nós tivemos um jogador que passou mal e nem conseguiu vir com a gente. Nós tivemos que ir atrás de um atleta de última hora para cumprir, mas graças a Deus no final deu tudo certo", declarou Sather.

O também campeão pela Seleção Francisquense de Basquete, Thiago Ramos, destacou a importância do título para o esporte na região. "A vitória é muito importante, ainda mais porque aqui em nossa cidade o basquete tem pouca moral e eu creio que esse título vai ajudar bastante esse esporte na nossa cidade", destacou Ramos.

O atleta Heitor Morete falou da alegria de conquistar o título no basquetebol para a cidade de Barra de São Francisco. "É uma sensação muito boa, a gente trazer o primeiro título do campus e o primeiro título da cidade no basquete. A gente está muito feliz por essa conquista, porque foi uma conquista muito sofrida, com muita luta, mas valeu muito a pena todo o esforço e todo o sacrifício", declarou Morete.

Muito focado no jogo, o também atleta da equipe campeã de basquetebol, Jhonatan Emanoel Lima Vieira já planeja a preparação para o Estadual em Guarapari. "Nós vamos ajustar os erros que nós cometemos, como lance livre, bandeja e arremesso. Vamos acertar tudo para vencermos também em Guarapari”, afirmou Vieira.

Os atletas da equipe Masculino Juvenil de Voleibol também falaram da conquista da segunda colocação sobre a Seleção de São Gabriel da Palha, disputada na sexta-feira "Nós tivemos muito esforço e bastante dificuldade, mas estamos aí, com a vitória que nos concedeu a 2ª colocação", citou o atleta Tharly Littig da Silva, que também agradeceu o apoio da prefeitura no suporte das equipes para a competição.

"É muito gratificante nós podermos representar o nosso município e ainda mais a nossa escola. A gente tem um time que veio desde o início do ano trabalhando. Infelizmente o título não veio, mas conseguimos sair em segundo lugar com a vitória", comemorou o atleta capitão da Seleção Masculino Juvenil de voleibol de Barra de São Francisco, Samuel Rizo Equer.

A Fase Regional 2 dos Jogos Escolares 2024, realizada na cidade de Mantenópolis, contou com a participação de 08 cidades da região Noroeste do Espírito Santo, tendo representantes de Barra de São Francisco, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Ecoporanga, Alto Rio Novo, Água Doce do Norte e Águia Branca. As modalidades esportivas disputadas foram: futsal, handebol, voleibol e basquetebol nas categorias Infantil e Juvenil, com atletas de 12 a 17 anos. A prefeitura de Barra de São Francisco, apoiou os atletas com transporte e alimentação.