Biblioteca Municipal recebe primeira visita com estudantes da APAE

Essa foi a primeira visita literária desde a reinauguração, em fevereiro deste ano.

29 de abril de 2024 às 14h14.

A Biblioteca Municipal de Barra de São Francisco, que fica anexo a sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), recebeu na manhã desta segunda-feira (29), a primeira visita literária desde a reinauguração, em fevereiro deste ano. Os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-BSF) vieram à Biblioteca para um momento de literatura e imersão nas obras de Monteiro Lobato.

A diretora da Apae de B. São Francisco, Andrea Anacleto Barbosa, explicou que o intuito da visita é variar a rotina de sala de aula com novos ambientes, proporcionando melhores ambientações do universo literário. “É tudo novo para eles, mas os alunos gostam de manusear o livro, alguns conseguem ler, então é mais para eles saírem da rotina mesmo. Queremos também, quebrar os pré-conceitos de que os alunos da Apae vivem só no mundo isolado deles. Ao visitar a Biblioteca, escolas, parques, etc., eles se sentem acolhidos e interagem entre si e com outras pessoas. Muito obrigado as meninas da Biblioteca pela recepção amorosa e a atual gestão por abrir as portas da Biblioteca para nós”, agradeceu Andrea Barbosa.

Neste mês de Abril é trabalhado o projeto literário com base nas obras de Monteiro Lobato, e a visita a Biblioteca Municipal foi a forma diversificada para aplicar a dinâmica literária com os alunos da Apae, é o que conta a professora Ida Carolina Saar. “Na verdade eles precisam desse manuseio para ambientá-los ao mundo da leitura, porque muitos deles não leem, mas quando veem um livro, eles conseguem fazer um leitura pela imagem que tem no livro, e pra eles isso é muito gratificante, muito bom e vai ficar na memória deles”, disse a professora.

A subsecretária Municipal de Cultura e Turismo, Luciana Teixeira, recebeu os estudantes da Apae de braços abertos e disse que a Biblioteca está a disposição de toda comunidade de Barra de São Francisco "Como subsecretária representando o secretário Walber, que está em cumprimento de agenda externa, é um privilégio receber os estudantes da Apae como nossa primeira visita à biblioteca! Ela foi resgatada tem quatro meses, esse acervo estava localizado no antigo Colégio Comercial. Já tem um tempo que a sociedade solicitava a volta da Biblioteca, aí tivemos a oportunidade e conseguimos resgatar e trazer aqui para a Sede. Quero enfatizar aqui, que a Biblioteca está à disposição de toda a comunidade de Barra de São Francisco e outras regiões, é sempre um prazer vê-los aqui", destacou Luciana.

A Biblioteca Municipal fica aberta ao público de segunda à sexta-feira, das 08h às 11h, e também das 13h às 17h, na sede da (Secultur), localizada na Avenida Dona Minelvina Garcia Lima, bairro Vila Goncalves. Os livros ainda não estão liberados para retirada, mas a Biblioteca está toda equipada e climatizada para o momento de leitura e pesquisa no local, com obras de vários escritores. Além de Monteiro Lobato, tem Carlos Drumond de Andrade, Maurício de Souza, Ziraldo, Machado de Assis, Clarice Lispector, entre outros.