Começa a funcionar na prática o Programa Pet Vida em Barra de São Francisco

07 de maio de 2024 às 15h02.

Começou a funcionar na prática em Barra de São Francisco o Programa Pet Vida, que pretende ofertar castração gratuita para cães e gatos domésticos de pessoas em condições de baixa renda financeira, além de abandonados, que forem adotados.

Os atendimentos aos proprietários de cães e gatos tiveram início nesta terça-feira (7) na Sede da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, onde são feitos os cadastros, e, na clínica que está realizando os procedimentos cirúrgicos nos animais.

O Programa de Bem-Estar Animal - Pet Vida criado pelo Governo do Estado em agosto de 2023, foi aderido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e tem como meta realizar castrações, vacinas antivirais, dentre alguns procedimentos veterinários de forma gratuita, demonstrando o compromisso do município com a causa animal e a responsabilidade social.

Um dos objetivos é a redução significativa da superpopulação de cães e gatos no município, melhorando a saúde e o bem estar desses pets e reduzindo a exposição da comunidade a possíveis doenças de zoonoses contraída de animais não cuidados ou abandonados em vias públicas.

A Coordenadora Técnica do Programa Pet Vida e Médica Veterinária da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Luana Rodrigues Muniz, falou da implementação prática do programa no município. "Nós estamos iniciando hoje o Programa Pet Vida no município de Barra de São Francisco. Nós somos uns dos primeiros municípios do Estado a conseguir iniciar esse programa. Serão dois dias que a clínica vai reservar prioritariamente para esses atendimentos e procedimentos cirúrgicos. Tanto as cirurgias de castração, quanto os medicamentos pós operatórios serão gratuitos", informou a Doutora Muniz.

A Fabiana Oliveira de Paula, de 40 anos, dona de casa e moradora do Bairro Vila Landinha, possui três cães. Ela inscreveu dois deles para castração no Programa Pet Vida e hoje foi encaminhada para a Clínica Casa Pet, que está realizando os procedimentos cirúrgicos nos animais. "Dei entrada em tudo e hoje eu estou aqui, porque eu tenho três, a Dolly, a Bela e o Betoven. Pra mim está sendo uma maravilha isso, porque eu não tenho condição e esse projeto está sendo muito bom", agradeceu Fabiana.

A Médica Clínica Veterinária da Casa Pet, Beatriz Cristiany de Souza, descreveu como são feitos os primeiros procedimentos que autorizam a cirurgia de castração nos pets, durante a triagem na clínica. "O paciente (o animal) chega na clínica junto com o tutor. Nós os chamamos para o consultório para conversar, tirar algumas dúvidas e explicar como é o procedimento de castração", explicou a Doutora Souza. Segundo ela, após o diálogo, são realizados exames de sangue, que em minutos ficam prontos e indica se o animal está apto para a cirurgia.

Segundo o Médico Cirurgião Veterinário da Casa Pet, Mateus Ferreira Cardoso, a castração também evita problemas de saúde nos animais. "A cirurgia de castração envolve a retirada do útero e do ovário. Então ela evita tumores de mama. O intuito do programa é também a questão da superpopulação. Nós temos tido muito abandono de animais nas ruas e a ideia do programa é controlar e restringir esse número de animais que poderiam ser soltos", destacou o Doutor Cardoso.

O programa pretende atender proprietários de cães e gatos que não possuem condições de custear a castração de seus animais e pessoas que queiram adotar cães e gatos abandonados na rua. Para participar, o proprietário desses animais precisa obedecer aos seguintes requisitos:

- Possuir cadastro atualizado no CADÚNICO, que é o registro de famílias de baixa renda, que pode ser solicitado na Sede do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Vereador Amarino Rodrigues Alves, localizado no Bairro Nova, após a Delegacia Regional de Polícia Civil;

- Preencher formulário de cadastro de animais dependentes fornecido pela Secretaria de Meio Ambiente;

- Apresentar documentos pessoais do proprietário do animal de estimação;

- Os critérios para a elegibilidade serão baseados em renda familiar e no número de animais de estimação que possuem.

O cadastro para participar do programa deve ser realizado na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, localizada na Rua João Batista Celestino, nº 226, no Bairro Irmãos Fernandes. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

Médica Clínica Veterinária da Casa Pet, Beatriz Cristiany de Souza

Médico Cirurgião Veterinário da Casa Pet, Mateus Ferreira Cardoso.