A Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco realizou, na manhã desta sexta-feira (04), no bairro Colina, uma grande mobilização de limpeza para prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e Zika vírus. Esta ação faz parte da Semana de Mobilização contra a Dengue (que vai de 31 de março à 05 de abril de 2025) promovida pela Secretaria de Saúde do Governo do Estado, que estendeu o convite aos municípios por meio do ofício SESA/SSVS/Nº35/2025.
O trabalho também contou com ações de orientação e de prevenção, realizadas pelos Agentes de Combate às Endemias da Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), visando envolver, mobilizar e engajar a população na luta contra o Aedes aegypti.
Servidores, da Secretaria Municipal de Serviços e Limpeza, também colaboraram na ação ao recolher materiais inservíveis acumulados nos quintais das casas, terrenos baldios e a margem das vias públicas, como entulhos, materiais descartáveis, móveis e pneus que podem servir como possível criadouro para o mosquito, trabalho este, que segue realizado pela equipe da Vigilância Ambiental em Saúde. Colaboradoras e colaboradores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente também participaram da mobilização desta sexta-feira (04).
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, a grande quantidade de focos do mosquito transmissor da dengue está no interior das residências e nos quintais. "Então as pessoas precisam se conscientizar da necessidade de cada um e fazer a sua parte e nós seguimos com a orientação e conscientização à população para não deixar água parada e eliminar quaisquer chances do mosquito se proliferar", afirmou Elcimar Alves.
Segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde, Patrícia Moura, já foram encontrados mais de 500 ovos do mosquito capturados por meio de três armadilhas espalhadas pelo bairro Colina. "Hoje nós encontramos uma realidade que já era esperada. Muitos depósitos e caixas d'água destampados, além de nível de solo com larvas do mosquito. Portanto, alertamos aos moradores que isso traz risco para a família deles, que é extremamente necessário tampar as caixas, fazer a lavagem correta semanalmente, para podermos todos tentar minimizar e não ter uma epidemia no bairro e consequentemente nem espalhar para o resto do município", alertou Patrícia Moura.
É importante que a população mantenha sempre suas casas e quintais limpos evitando o acumulo de água. Manter a cidade limpa e sem criadouro do mosquito é um dever de todos!
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação/SECOM-PMBSF
Redação: Michael Bolzan
Fotos: Secom
Contato:
Secretaria Municipal de Comunicação
Telefone: (27) 3756-8000
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h
(27) 37568000