PET Vida: muito além do cuidado animal, uma política pública de saúde e cidadania
O programa de Bem-estar Animal | Pet Vida, promovido pelo Governo do Espírito Santo, surge como um exemplo concreto de gestão eficiente e sensível às necessidades da população — não apenas humana, mas também animal. Coordenado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, o programa revela como a atuação responsável dos municípios pode fazer a diferença, especialmente quando se alia compromisso à empatia.
A prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem se destacado no programa desde 2024, quando o município foi reconhecido como referência estadual, graças à execução eficaz das ações previstas no programa como: castrações, vacinação e atendimentos de urgência a animais em situação de vulnerabilidade. Mas os números — 250 castrações, mais de 30 atendimentos emergenciais e 400 animais vacinados — contam apenas parte da história. O verdadeiro impacto está no que esses dados representam: menos sofrimento animal, mais controle populacional, menos riscos de doenças para a população.
O PET Vida é voltado aos cidadãos inscritos no CadÚnico, o que evidencia seu caráter inclusivo. Ele garante que o cuidado com os animais também alcance as camadas sociais mais vulneráveis, muitas vezes desassistidas nesse tipo de serviço. Em um país onde a desigualdade marca todas as esferas, incluir a proteção animal no rol dos direitos básicos é um passo civilizatório.
Outro aspecto valioso da iniciativa é o reconhecimento da importância dos protetores voluntários. Em cidades que ainda carecem de infraestrutura como Centros de Zoonoses ou ONGs, são esses cidadãos anônimos que formam a primeira linha de cuidado aos animais abandonados. Ao integrar esses agentes ao programa, a gestão pública amplia seu alcance e humaniza seu trabalho.
Mais do que uma política de bem-estar animal, o PET Vida é uma estratégia de saúde pública. O controle da população animal, a prevenção de zoonoses e o cuidado emergencial reduzem riscos sanitários e favorecem o equilíbrio ambiental. Cuidar dos animais é, portanto, cuidar da cidade como um todo.
A existência de iniciativas como essa nos convida a refletir sobre o papel das políticas públicas na construção de uma sociedade mais ética, saudável e solidária. Que o exemplo de Barra de São Francisco inspire outros municípios e transforme o cuidado com os animais em prioridade de Estado
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h
(27) 37568000