A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Políticas para Mulheres, promoveu na tarde desta sexta-feira (1º), a primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). O encontro foi realizado no plenarinho da Câmara Municipal de Vereadores, no bairro Irmãos Fernandes.
O objetivo da reunião foi fortalecer o diálogo interinstitucional e alinhar estratégias de cooperação voltadas à segurança pública, aos direitos humanos e à cidadania no município.
Participaram do encontro o prefeito em exercício, Wanderson Melgaço; o secretário municipal de Direitos Humanos, Maurício Vieira dos Santos Marins; a secretária municipal da Fazenda, Kellem Patrícia da Cruz Fanti Moraes; a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Lislei Moreira Batista; a secretária de Cultura e Turismo, Israelle Cândido; a secretária de Infraestrutura dos Bairros, Mariane Cavalcanti; o secretário de Saúde, Elcimar de Souza Alves; a representante do Ministério Público, Fernanda Conceição dos Santos; o delegado regional da Polícia Civil, Leonardo Forattini Dutra; o tenente-coronel Jader Roberto; os capitães Valter Rosa Júnior (da ativa) e Romildo (da reserva), ambos do 11º Batalhão da Polícia Militar; além de vereadores e servidores públicos municipais.
Durante a reunião, diversas propostas foram apresentadas e discutidas. Entre os principais pontos levantados, destacam-se:
• A Polícia Civil sugeriu a elevação da Delegacia Regional para a categoria tipo 2 e a intensificação do combate a motociclistas que realizam manobras perigosas e circulam em alta velocidade, especialmente entregadores de alimentos.
• A Polícia Militar propôs a implantação de um sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial, integrado a um centro de operações com participação de diferentes forças de segurança, como Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e a administração municipal.
• A corporação também defendeu a demolição de construções abandonadas, frequentemente utilizadas para o tráfico de drogas e outros crimes, e a ampliação do efetivo policial do 11º BPM no município.
A representante do Ministério Público ressaltou a necessidade de intensificar ações de prevenção e combate à violência doméstica, em especial contra as mulheres, que registrou aumento significativo na cidade.
O prefeito em exercício, Wanderson Melgaço, demonstrou apoio às propostas e destacou o compromisso da gestão municipal em colaborar com as ações, na cooperação em resolver as demandas apresentadas, de acordo com as possibilidades e busca melhorias, como a sinalização das avenidas da cidade e campanhas de conscientização da população do município.
— "Cuidar da segurança do município é cuidar da nossa população. Temos uma cidade tranquila, e nada melhor do que prevenir com ações planejadas" — destacou Melgaço.
O secretário de Direitos Humanos, Maurício Marins, avaliou a reunião como positiva e acredita que os resultados serão visíveis em breve.
— "Tivemos representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Legislativo e Executivo. Todos reunidos em prol de um único objetivo: a segurança pública e a qualidade de vida da população" — afirmou.
O capitão da Polícia Militar, Valter Rosa Júnior, também enalteceu a iniciativa e a importância do trabalho conjunto entre as instituições que integram o GGIM.
— "Este é um primeiro passo importante. Há muito tempo precisávamos de espaços como este para discutir temas que afetam a sociedade francisquense. É essencial que cada setor cumpra seu papel, tanto no combate quanto na prevenção à violência" — pontuou o capitão.
A iniciativa reforça o compromisso do município em atuar de forma integrada com as forças de segurança e instituições públicas, visando garantir mais segurança e qualidade de vida à população de Barra de São Francisco.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h
(27) 37568000