Secretaria Municipal de Meio Ambiente divulga atividades realizadas no mês de julho 

05 de agosto de 2025 às 10h42.

A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, apresenta à gestão municipal o relatório consolidado das ações realizadas no mês de julho de 2025, que incluem ações administrativas, operacionais, fiscalizatórias, vistorias técnicas, educação ambiental e organização de eventos.


1. Planejamento e Gestão Ambiental

  • Elaboração contínua do Plano Municipal de Saneamento Básico.

  • Participação ativa em comissões de sindicância e de acompanhamento habitacional.

  • Elaboração, organização e realização do 1º Seminário Agroecológico (evento realizado dia 31/07).

  • Participação em reunião com a SEJUS para tratar da licença ambiental do sistema prisional.

  • Atuação no Programa Cidades Resilientes.

  • Envio de ofícios e respostas ao Ministério Público, CONSEMA e órgãos ambientais.


2. Educação Ambiental

  • Planejamento, organização e execução do 1º Seminário Agroecológico, com:

    • Reuniões com parceiros (SEMED, Incaper, CDL, Sindicatos, bancos, igrejas e escolas);

    • Elaboração de convites, certificados e material de divulgação;

    • Envolvimento direto com escolas e comunidades.

  • Realização de palestra e dinâmicas educativas com a Escola João XXIII no Parque Sombra da Tarde.

  • Visitas educativas e plantio de árvores com alunos no Parque Natural.

  • Estudo das legislações ambientais para suporte às atividades educativas.


3. Licenciamento, Fiscalização e Processos Ambientais

  • Análise de diversos processos de licenciamento ambiental, incluindo:

    • Corte e poda de árvores;

    • Solicitações de sonorização e dispensa ambiental;

    • Autorizações ambientais para atividades diversas (armazenamento, terraplanagem, indústria de concreto etc.).

  • Emissão de pareceres técnicos, certidões e autorizações.

  • Despachos para fiscais ambientais e subsecretaria.

  • Acompanhamento de processos junto ao Ministério Público.


4. Vistorias Técnicas e Atendimento ao Público

  • Vistorias em diversas localidades (Gravinalli, Costelão do Trevo, Vila Paulista, Córrego do Recreio, Aventureiro, Eraldo, Pratinha, Barra do Paulista, Vila Santa Izabel), com foco na escolha da área ideal para implantação do Aterro Controlado de Resíduos Sólidos.

  • Atendimento ao público por telefone, WhatsApp e presencialmente (diariamente).

  • Visitas in loco com técnicos e engenheiros ambientais.


5. Atividades Operacionais

Biolife – Arborização Urbana:

  • Cortes e podas de árvores realizadas continuamente.

Trator do Lixão:

  • Operação de compactação de resíduos em andamento diário.

Caminhão Pipa:

  • Regagem de gramados em praças, escolas, mirantes e campos de futebol.

Parque Municipal Natural Sombra da Tarde:

  • Manutenção e recepção de visitas técnicas e educativas.


6. Documentação e Relatórios Técnicos

  • Confecção e envio de:

    • Relatórios do SINISA;

    • MTR (Movimentação de Resíduos);

    • Declarações ambientais ao IEMA;

    • Ofícios diversos (IDAF, BIOLIFE, empresas licenciadas etc.).

    •  

Veja mais ações realizadas pela secretária em 2025:

Secretaria Municipal de Meio Ambiente divulga atividades realizadas de janeiro a 11 de julho de 2025

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