A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, alerta a população para o perigo do descarte irregular de lixos e entulhos em locais inadequados. A conscientização faz parte das atividades em alusão ao Dia Mundial da Limpeza, comemorado mundialmente no dia 16 de setembro.
No município, foi realizada uma ação nesta segunda-feira (15), com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos do descarte irregular de lixos nas ruas e beiras de córregos e rios, a equipe de educação ambiental percorreu ruas e avenidas dos bairros adjacentes ao Centro do município, registrando locais que ainda possuem lixos jogados nas calçadas, fora das lixeiras e às margens do rio Itaúnas e São Francisco, que corta o Centro e os bairros Vila Gonçalves e Irmãos Fernandes.
O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) é um incentivo para as pessoas repensarem sobre o consumo e cuidarem do planeta juntos, promovendo ações de educação ambiental, mutirões de limpeza nos rios, plantio de mudas e mapeamento de pontos de lixo. O evento ganhou impulso em 2018 e se tornou um evento global, na data 191 países e milhões de pessoas colaboram para ajudar o planeta da forma que podem.
Em Barra de São Francisco, a prefeitura realiza ao longo do ano diversas ações para manter os bairros, Vilas e distritos limpos, como a limpeza de córregos e rios, a varrição e capinas de ruas e avenidas, o recolhimento rotineiro de lixos e entulhos, o apoio a associação que recolhe produtos para a reciclagem e a conscientização da população, principalmente nas escolas, sobre a preservação da cidade limpa e do meio ambiente.
Mesmo com todo esse trabalho, alguns moradores insistem em destinar seus lixos e entulhos fora dos locais adequados, possibilitando o aparecimento de animais peçonhentos, como cobras, aranhas e escorpiões, além de ratos, baratas, mosquitos e pernilongos, colocando a população sujeita a aquisição de doenças e a possível contaminação dos mananciais de água.
De acordo com a educadora ambiental Carolini de Souza Lopes, a população precisa fazer a parte dela. "É muito importante para todos nós, separar o seu material reciclável e não deixar o seu lixo disposto em qualquer local. Por isso é muito importante a colaboração da população, porque a maior parte da limpeza começa dentro de casa e parte dos moradores, porque cada um é responsável pelo seu lixo", explicou Carolini.
A Secretaria de Meio Ambiente alerta ainda, que o descarte irregular de lixos e entulhos em calçadas, terrenos vazios e beira de rios e encostas estão sujeitos a notificações e posteriores multas para os infratores das leis ambientais.
Com a ação, a administração municipal reafirma o compromisso com uma cidade limpa e a qualidade de vida da população.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h
(27) 37568000