Projeto Avivar conscientiza idosos sobre doenças crônicas e incuráveis em alusão a campanha Fevereiro Roxo e Laranja em roda de conversa

Durante o evento os idosos puderam tirar dúvidas e compartilhar experiências sobre o tema abordado

27 de fevereiro de 2026 às 15h32.

O Projeto Avivar da Prefeitura de Barra de São Francisco promoveu na tarde dessa quinta-feira (26), uma roda de conversa com os idosos atendidos pela instituição, sobre o tema "Fevereiro Roxo e Laranja" que conscientiza sobre doenças crônicas e incuráveis na Terceira Idade.

Realizada na chácara Ponto de Encontro no córrego da Penha, a roda de conversa teve início às 14 horas, e foi conduzida respectivamente pela psicóloga Adriana Apolinário e pela médica do projeto, Dr.ª Mileide Lacerda e contou com a presença de 65 idosos, que acompanharam com atenção as orientações das profissionais de saúde. Durante a roda de conversa eles puderam tirar dúvidas e compartilhar experiências sobre o tema abordado.

O "Fevereiro Roxo e Laranja" é uma campanha brasileira de conscientização de saúde que visa informar sobre doenças crônicas (Roxo) e a Leucemia (Laranja), destacando a importância do diagnóstico precoce. O Roxo alerta para Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia, enquanto o Laranja foca na conscientização e doação de medula óssea para leucemia. As ações buscam combater a desinformação, acolher pacientes e familiares, além de incentivar a busca por serviços do SUS para diagnóstico e tratamento precoce.

O evento teve início com uma aula de zumba com a professora Elizabeth Pereira, seguido das palestras com a psicóloga e a médica do projeto e se encerrou com um saboroso lanche compartilhado e sorteio de brindes para os participantes.

Sobre o Projeto Avivar

Atualmente o projeto conta com atendimento de assistente social, médico, psicólogo, enfermeira e nutricionista, proporcionando melhora significativa na qualidade de vida social, pessoal e emocional de cada um deles.

Inaugurado no dia 11 de fevereiro de 2022, o Projeto Avivar conta com cerca de 2000 inscritos, que desfrutam de várias atividades realizadas para desenvolver e manter a saúde dos usuários do projeto, dentre elas: Aulas de aeróbica e de zumba em dias específicos durante a semana e no sábado, exercícios físicos em academias da cidade, hidroginástica em piscina ao longo da semana e danças de forró no domingo à tarde, além de passeios durante o ano e rodas de conversas orientativas ligadas a saúde e aos direitos dos idosos.

Como participar

Os idosos com idade de 60 anos acima, que quiserem se inscrever no Projeto Avivar, podem procurar a sede da instituição na rua Henrique Fanti, 316, no bairro Nova Barra. O atendimento é de segunda a quinta-feira das 8 às 17 horas e na sexta-feira das 8 às 16 horas. O contato telefônico e por mensagens de aplicativo WhatsApp do projeto pode ser feito pelos números (27) 99664-3598 e (27) 99985-8710.

É preciso apresentar os seguintes documentos:

Carteira de Identidade;

CPF;

Cartão SUS e AMA;

Comprovante de residência;

Receitas dos medicamentos que fazem uso.

A gestão municipal segue empenhada em fortalecer políticas públicas que garantam o protagonismo e a qualidade de vida para a melhor idade, investindo em ações que promovam saúde e o bem estar dos idosos do município de Barra de São Francisco.

 

 

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook

Horário de funcionamento

De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h

Telefone

(27) 37568000

Endereço

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec Consultoria

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.