Ações do mês reforçam o cuidado contínuo, com atendimentos clínicos, atividades físicas e sociais voltadas à pessoa idosa

A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, contabilizou 4.495 participações e atendimentos realizados pelo Projeto Avivar no mês de março de 2026, demonstrando a continuidade e o fortalecimento das ações voltadas à saúde e qualidade de vida dos idosos no município.
Na área clínica, foram registrados 198 atendimentos médicos, 65 atendimentos psicológicos, 40 atendimentos nutricionais, além de 20 atendimentos com assistente social e 289 exames autorizados, ampliando o acesso da população idosa aos serviços de saúde.
O projeto também promoveu ações de convivência e conscientização, como uma roda de conversa com 72 idosos, uma palestra educativa em alusão ao Dia da Mulher com 52 participantes, além de atividades externas como a Caravana Margaridas, que contou com 15 participantes, e uma ação de ginástica laboral na Pedreira ARGOS, reunindo 58 pessoas.
As atividades físicas seguiram como um dos principais pilares do programa. Foram realizadas 18 aulas de hidroginástica, com 887 participações, além de atividades coletivas e 2.000 atendimentos na academia de musculação, contemplando 100 idosos assistidos ao longo do mês.
O serviço de transporte também teve papel fundamental, com 16 viagens realizadas e 190 atendimentos, garantindo o deslocamento dos usuários e o acesso às atividades ofertadas pelo projeto.
Com os resultados consolidados, o Projeto Avivar já soma 160.270 ações e atendimentos realizados entre 2022 e março de 2026, consolidando-se como uma das principais políticas públicas municipais voltadas à promoção da saúde integral, do bem-estar e do envelhecimento ativo da pessoa idosa.
As ações reforçam o compromisso do Poder Executivo com a promoção do envelhecimento saudável, aliando prevenção, acompanhamento profissional e incentivo à convivência social.
O secretário municipal de Saúde, Wanderson Melgaço, destacou a importância dos resultados. "Os números de março mostram a continuidade de um trabalho sério e comprometido com os nossos idosos. O Projeto Avivar segue sendo essencial para garantir saúde, bem-estar e mais qualidade de vida".
A coordenadora do Projeto Avivar, Valdirene Galdino, ressaltou o cuidado na execução das atividades. "Cada ação realizada é pensada para atender bem os nossos idosos. Os resultados mostram a participação ativa e o fortalecimento dos vínculos ao longo do mês".
Com os resultados de março, o Projeto Avivar segue se consolidando como uma das principais políticas públicas municipais voltadas à promoção da saúde integral, do bem-estar e do envelhecimento ativo da pessoa idosa em Barra de São Francisco.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h
(27) 37568000