Evento promovido pela Prefeitura homenageou mães francisquenses e destacou o reconhecimento da população por meio de votação popular

A Prefeitura de Barra de São Francisco realizou no sábado (09), na Praça Arlindo Pinto da Costa, no centro da cidade, a tradicional escolha da Mãe do Ano 2026. O evento reuniu famílias francisquenses em uma noite marcada por emoção, confraternização e homenagens às mães, reconhecendo o carinho, a dedicação e o cuidado desempenhados diariamente junto aos seus filhos e familiares.
Clique aqui e veja mais fotos do evento na galeria de imagens
Promovida pelo sexto ano consecutivo na atual gestão, a iniciativa já se consolidou como uma importante tradição no município. De acordo com a organização, o evento também foi realizado entre os anos de 1989 e 1992, sempre valorizando o papel das mães na construção das famílias e da sociedade.
A escolha da Mãe do Ano aconteceu por meio de votação popular realizada nas redes sociais da Prefeitura, permitindo a participação direta da população francisquense na homenagem. Ao todo, 2.158 pessoas participaram da votação.
Cinco candidatas concorreram ao título de Mãe do Ano 2026. A vencedora foi Edite Grosman, que recebeu 650 votos. Em segundo lugar ficou Sônia Fernandes, com 621 votos. Marilza Gomes conquistou a terceira colocação, com 383 votos. Zilma do Nascimento ficou em quarto lugar, com 261 votos, enquanto Neide Coelho encerrou a votação na quinta colocação, com 243 votos.
Durante a solenidade, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Guilherme Fernandes, representou o prefeito. O evento também contou com a presença de secretários municipais, servidores públicos, familiares das homenageadas e representante da Câmara Municipal.
Antes da cerimônia principal, o público acompanhou apresentações de zumba promovidas pelo Projeto Avivar e pelo Projeto Zumba Vida Saudável, com participação do professor Alex Soares. O cantor Adilson Câmara também animou a noite com apresentação musical ao vivo.
Como forma de reconhecimento e homenagem pelo Dia das Mães, a vencedora recebeu faixa comemorativa, flores e um relógio. As demais participantes também foram homenageadas com flores e relógios em agradecimento pela participação no evento.
Ao final da programação, bolo e refrigerantes foram distribuídos gratuitamente ao público presente, reforçando o clima de celebração e união entre as famílias francisquenses.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h
(27) 37568000