Escolas municipais recebem ações de conscientização da campanha Maio Laranja em Barra de São Francisco

Atividades educativas reforçam a importância da proteção de crianças e adolescentes e orientam sobre prevenção e canais de denúncia contra abuso e exploração sexual infantil

15 de maio de 2026 às 15h37. Atualizado a 2 horas e 18 minutos atrás.

A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Abrigo de Crianças, realizou ações educativas da campanha Maio Laranja em escolas da rede municipal de ensino.

As atividades aconteceram nas escolas municipais Ozéias Rezende, Elizabeth Trzoseki da Silva e Cachoeirinha de Itaúnas, com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre a prevenção e o combate ao abuso e à exploração sexual infantil.

Durante as visitas, os estudantes participaram de palestras, rodas de conversa, dinâmicas e apresentações educativas voltadas à proteção da infância e da adolescência. As equipes abordaram temas como respeito ao corpo, identificação de situações de violência, prevenção de abusos e a importância de buscar ajuda em casos de violação de direitos.

As ações foram desenvolvidas de forma adequada para cada faixa etária, promovendo um diálogo acessível e fortalecendo a confiança dos alunos para reconhecer situações inadequadas e comunicar possíveis casos de violência.

A campanha Maio Laranja é realizada em todo o país e marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio. A mobilização reforça a importância da participação da família, da escola e de toda a sociedade na proteção das crianças e adolescentes.

Durante as atividades, as equipes também orientaram sobre os canais de denúncia disponíveis, destacando que casos de abuso e exploração sexual podem ser denunciados de forma anônima pelo Disque 100, além do Conselho Tutelar, CREAS e demais órgãos que integram a rede de proteção do município.

A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a promoção da conscientização, da prevenção e da garantia dos direitos das crianças e adolescentes de Barra de São Francisco.

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook

Horário de funcionamento

De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h

Telefone

(27) 37568000

Endereço

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec Consultoria

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.