Prefeitura inicia retirada de cabos obsoletos e melhora segurança e visual urbano no Centro de Barra de São Francisco

Ação realizada em parceria com empresas de internet e a EDP busca organizar a rede, reduzir riscos à população e combater a poluição visual nas vias públicas

20 de maio de 2026 às 13h26. Atualizado a 6 horas e 33 minutos atrás.

A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos Delegados de Água Potável, Esgoto, Internet e Energia Elétrica, iniciou nesta quarta-feira (20) a retirada de cabos de internet obsoletos e sem utilização nos postes das ruas Desembargador Danton Bastos e parte da Rua Astrogildo Romão dos Anjos, no Centro do município.

A ação é realizada em parceria com empresas provedoras de internet e com a concessionária de energia elétrica EDP Espírito Santo. O trabalho é acompanhado pela equipe da secretaria, pelo superintendente municipal de Governo, Elcimar de Souza Alves, pela secretária municipal Clauzenira Bueno Galhardo e pelo setor de Tecnologia da Informação (TI) da Secretaria Municipal de Comunicação.

Os serviços devem continuar até a retirada completa dos fios inutilizados das duas vias contempladas nesta primeira etapa. A Guarda Civil Municipal também participa da ação com o controle do trânsito nas duas ruas.

A iniciativa foi viabilizada após a aprovação, pela Câmara Municipal, de um projeto de lei encaminhado pelo Poder Executivo, autorizando a remoção dos cabos sem uso instalados nos postes da cidade.

De acordo com a administração municipal, a ação tem como objetivo promover mais segurança para a população, reduzir riscos causados pelo acúmulo de fios irregulares e melhorar o aspecto visual urbano, combatendo a poluição visual provocada pelo excesso de cabos nos postes.

Segundo o superintendente municipal de Governo, Elcimar de Souza Alves, o município iniciou os trabalhos devido à necessidade de reorganizar a rede aérea da cidade. "O prefeito encaminhou recentemente à Câmara um projeto de lei, aprovado pelos vereadores, para que as empresas realizassem a retirada dos cabos de internet obsoletos instalados nos postes. Estamos iniciando esse trabalho na Rua Desembargador Danton Bastos e em parte da Rua Astrogildo Romão dos Anjos, retirando essa sobra de fios, já que a poluição visual estava muito grande. Essa ação vai proporcionar uma nova aparência urbana e melhorar a paisagem da cidade", destacou.

A secretária Clauzenira Bueno Galhardo explicou que a ação também busca adequar as instalações às normas técnicas exigidas atualmente. "Antes era possível observar muitos fios desorganizados nos postes, fora das normas técnicas. A Prefeitura criou um grupo de trabalho, notificou as empresas juntamente com a EDP e organizou toda a parte técnica da ação. Os fios instalados de forma irregular serão identificados e as empresas notificadas para regularização", explicou.

Ainda segundo a secretária, novas etapas da ação já estão sendo programadas e devem alcançar outras ruas e avenidas do Centro e também bairros do município nos próximos dias, seguindo um cronograma elaborado pela secretaria.

 

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook

Horário de funcionamento

De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h

Telefone

(27) 37568000

Endereço

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec Consultoria

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.