Balanço apresenta entregas de alimentos, distribuição de mudas do Horto Municipal e inspeção de animais abatidos em Barra de São Francisco

A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, divulgou o relatório de serviços e atividades referente ao mês de maio de 2026. O levantamento reúne ações realizadas pela pasta no apoio à produção rural, ao abastecimento, à preservação ambiental e à fiscalização sanitária no município.
Entre os serviços registrados em maio, estão o cultivo e as entregas de 1.515 quilos de legumes, raízes e frutas e 72 caixas de verduras pelo hortão municipal, sendo: 820kg de mandioca, 110kg de batata, 150kg abóbora, 6 caixas de taioba, 10 caixas de almeirão, 6 caixas de cebolinha, 120kg de jiló, 212kg de quiabo, 4 caixas de coentro, 2 caixas de mostarda, 42 caixas de alface, 25kg de beterraba, 18kg de pepino, 60kg de banana e 2 caixas de salsa. De 2021 a maio de 2026 a secretaria Municipal de Agricultura realizou a entrega de 95.799 quilos de legumes, raízes e frutas, e 5.991 caixas de verduras.
Outro destaque do mês foi a distribuição de 462 mudas do Horto Municipal, ação que contribui para o incentivo ao plantio, a arborização, a recuperação ambiental e o fortalecimento das práticas sustentáveis em Barra de São Francisco. Entre janeiro de 2021 e maio de 2026 as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Agricultura, realizaram a distribuição de 20.864 mudas de árvores nativas, frutíferas e exóticas.
O relatório também aponta o trabalho de inspeção sanitária realizado no município. No período de maio, foram contabilizados 330 bovinos inspecionados e abatidos e 200 suínos inspecionados e abatidos, garantindo mais controle, segurança alimentar e qualidade nos serviços prestados à população. No total, de 2021 a maio de 2026 foram inspecionados e abatidos 4.737 bovinos e 2.703 suínos.
Durante o mês de maio, a secretaria Municipal de Agricultura também realizou outros trabalhos de apoio aos agricultores e secretarias do município, como transportes de telhas, silagens, adubo, casqueiros de eucalipto, estacas, mudas de café, manilhas, andaimes, dentre outros.
As ações reforçam o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento rural, o apoio aos produtores e a organização dos serviços ligados à agricultura e ao abastecimento.
A Prefeitura de Barra de São Francisco segue trabalhando para fortalecer o campo, valorizar quem produz e ampliar os serviços oferecidos à população francisquense.



Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h
(27) 37568000