Prefeitura retoma intervenções de melhorias no sistema de tratamento de água de Cachoeirinha de Itaúnas

Intervenções incluem instalação de novo filtro, leito filtrante e reservatório de 20 mil litros, ampliando a estrutura e a segurança do abastecimento na comunidade

24 de setembro de 2026 às 14h55.

A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos Delegados de Água Potável, Esgoto, Internet, Telefonia, Energia Elétrica e Cemitérios Públicos e através do programa Pró-Rural, retomou na terça-feira (22) as obras de melhorias no sistema de tratamento de água do distrito de Cachoeirinha de Itaúnas. Entre as ações em andamento estão a implantação de um novo filtro, do leito filtrante e de um reservatório com capacidade para 20 mil litros de água. As intervenções fazem parte do processo de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) da comunidade, que também passa por reforma.

Dentro das ações de modernização e ampliação do sistema, está sendo realizada a substituição do filtro e do leito filtrante, proporcionando maior eficiência no processo de tratamento e contribuindo para a melhoria da qualidade da água distribuída à população local. O novo reservatório integra o Projeto Pró-Rural, atualmente em execução no município. O equipamento, juntamente com o novo filtro e o leito filtrante, substituirá estruturas consideradas ultrapassadas, ampliando a capacidade e a segurança do sistema de abastecimento. Segundo a Prefeitura, a modernização deverá proporcionar mais segurança e qualidade no fornecimento de água aos moradores de Cachoeirinha de Itaúnas.

A secretária municipal de Serviços Públicos Delegados de Água Potável, Esgoto, Internet, Telefonia, Energia Elétrica e Cemitérios Públicos, Clauzenira Bueno Galhardo, destacou a importância do investimento para a comunidade. "Estamos realizando uma intervenção importante para melhorar todo o sistema de abastecimento de água de Cachoeirinha de Itaúnas. A instalação do novo filtro, do leito filtrante e do reservatório representa um avanço na estrutura da estação de tratamento e vai contribuir para que os moradores tenham um serviço cada vez mais seguro e eficiente. É um investimento que demonstra o compromisso da Prefeitura em levar melhorias para as comunidades do interior", afirmou Clauzenira.

No final do ano passado, também foram realizadas obras de ampliação da rede de abastecimento em diversas ruas do distrito, com a instalação de novas tubulações e hidrômetros. A medida permitiu ampliar o acesso de moradores ao sistema regular de fornecimento de água.

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook

Horário de funcionamento

De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h

Telefone

(27) 37568000

Endereço

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec Consultoria

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.