‘Bosque da Memória’ é inaugurado no Parque Sombra da Tarde em homenagem aos francisquenses vítimas do novo coronavírus

Clique aqui e Confira!

21 de setembro de 2021 às 00h00.

O espaço para o plantio de árvores com o nome de cada uma das 220 vítimas da covid-19 foi inaugurado pela Administração Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), na manhã desta terça (21 de setembro de 2021) - Dia da Árvore -, no Parque Natural Sombra da tarde, fundado em dezembro de 1999, numa área de 158 mil m². As mudas entregues para cada recém-nascido no município, referente a outro projeto do Executivo, também serão plantadas no Parque, porém, no ‘Bosque da Vida’.

“Queremos deixar esse legado para que as futuras gerações tenham conhecimento desse momento, que se Deus quiser, tão logo será apenas história para contar. No futuro, quando não estivermos mais aqui, esperamos que as novas gerações mantenham essa tradição, pois, dessa forma, vamos recuperando o que perdemos, além de não deixar cair no esquecimento quem ajudou a construir a cidade”, falou o prefeito.

De acordo com estudo científico publicado em julho de 2019 pela revista Science, para controlar o problema do aquecimento global é preciso plantar 1,2 trilhão de árvores. Com base nessa publicação, o prefeito Enivaldo afirmou que o movimento para o plantio das nativas precisa começar o quanto antes. “Já estamos fazendo a nossa parte”, disse ele.

Após entrevistar o prefeito, o site TNL publicou pesquisa que testifica a importância dos projetos ambientais apresentados pela gestão. O dado é da Organização das Nações Unidas (ONU), e mostra que enquanto nascem 180 pessoas por minuto no mundo, outras 102 morrem. Adotada a ideia do plantio de árvore com base no proposto pela administração, por ano seriam plantadas 148 milhões de árvores em todo o planeta. No entanto, um estudo apresentado pela Universidade de Yale, em 2015, aponta que enquanto 15 bilhões de árvores são removidas anualmente, apenas 5 bilhões são plantadas no mesmo período.

'Pinicão' será aterrado e área será integrada ao Parque

O prefeito Enivaldo dos Anjos informou que a área de pouco mais de 5 mil m², onde atualmente funciona a Estação de Tratamento de Esgoto da Cesan (pinicão), no bairro Irmãos Fernandes, será aterrada e que apenas uma estação elevatória totalmente vedada, ao contrário de como é hoje em dia, será mantida no local. A área será integrada ao Parque Natural Sombra da Tarde e terá portaria e até uma passarela sobre o rio, para que as pessoas também possam acessar o parque pelo local. Ainda segundo o prefeito, a Cesan já confirmou a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto nas proximidades da Rodovia do Contorno. O objetivo é tratar 100% do esgoto do município.

Confira mais imagens clicando aqui