Prefeitura prepara mais 3 ruas na Vila Luciene para receber calçamento

09 de março de 2023 às 10h18.

Nesta quinta-feira, 9, uma equipe da Prefeitura de Barra de São Francisco está preparando mais três ruas - José Carlos Nascimento, Maria Rodrigues da Silva e Orlando Silva - do bairro Vila Luciene, para receber o calçamento. Desde o mês passado, as obras tiveram início com a pavimentação de cinco ruas. Ao todo serão entregues 15 ruas calçadas.

O agricultor Aloir Marques, 56 anos, vai completar 10 anos de residência na Vila Luciene em agosto deste ano e conta que nesse período sofreu muito com a poeira e a lama que tomam conta das ruas do bairro na parte mais interna, ou seja, afastada da rodovia ES-080/381.

“Aqui é a loja da minha filha, Naiara, e estou tomando conta por agora, mas ela é que está sempre aqui e sofre com a poeira no tempo seco e, mais ainda, com a lama no tempo chuvoso, já que nessa época fica difícil para os clientes chegarem no local”, conta.

Diante das máquinas que começaram a operar no bairro ele não conteve a satisfação. “São muitos anos esperando, vai acabar com a poeira, com a lama e, melhor ainda, vai valorizar o bairro, as casas, o comércio. O prefeito está parabéns”, elogiou.

Assim como Aloir, moradores de pelo menos cinco ruas do bairro estão vendo esta semana o início das obras de pavimentação, em parceria com o Governo do Estado.

O vereador Jadeir Brum, morador e representante do bairro esteve no local pela manhã acompanhando os serviços e disse que agora as obras devem andar mas rápido. “A empreiteira trouxe vários homens e máquinas e estão trabalhando acelerado para fazer o calçamento. De início são cinco ruas, mas, na segunda fase vamos concluir o restante, ou seja, as 14 ruas e uma avenida serão todas pavimentadas, não haverá mais rua sem calçamento no bairro”, assegura.

Vila começou na década de 1990

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, que consegui junto ao Governo do Estado, os recursos para a pavimentação de 55 ruas em três bairros do município, recorda que o bairro Vila Luciene foi iniciado por ele no início da década de 1990.

“Na época, nós dissemos que íamos construir um bairro aqui e aí, aquelas pessoas que estão dizendo que esta obra (a pavimentação das ruas) só começaram em período de eleição, parecem os mesmos que estavam aqui naquela época e diziam que eu estava ficando doido, que isso aqui ia encher de lona preta, uma pobreza e, quando a gente ouve esse tipo de conversa fiada, faz que não ouve. Fizemos todo o planejamento, todo o projeto do bairro e, hoje, é um dos melhores bairros de Barra de São Francisco”, observa.

A obra atual

O convênio 021/2022, fechado em R$ 3,129 milhões, prevê a drenagem e pavimentação de uma avenida e 14 ruas na Vila Luciene. São 12.002,54 m² de calçamento com 5.081,98 metros lineares de meio-fio e outros 3.687,18 m² de passeio em concreto com acabamento em ladrilho hidráulico.

Ruas que serão pavimentadas

Avenida Olimpio Valli, Rua Orlando Silva, Rua Antônio Faustino de Oliveira, Rua João Azevedo Costa, Rua Ismael de Almeida Lima, Rua Jackson Santos Pereira da Silva, Rua Maria Rodrigues da Silva, Rua José Carlos Nascimento, Rua Enério Rodrigues, Rua Bertolino Ferreira, Rua Milton Acipreste, Rua Francisco Simões Júnior, Rua Pedro Lourenço dos Reis, Rua Horácio Portilho e Rua Santina Cazelli.

Vilas Santa Isabel e Vicente

A obra faz parte de um contrato que prevê ainda a pavimentação de mais 41 ruas nos bairros Vila Santa Isabel e Vila Vicente com investimentos da ordem de R$ 16 milhões.

As concorrências públicas para drenagem e pavimentação de 55 ruas e avenidas nas três vilas foram divididas em três lotes.

Convênios com a Sedurb

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saneamento e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), assinou convênios com o município de Barra de São Francisco, para a drenagem e pavimentação de ruas em três bairros da cidade – Vilas Luciene, Santa Isabel e Vicente - no valor de R$ 16.064.911,49.

Na Vila Santa Isabel serão 27.452,37 m² de calçamento com 7.778,58 metros lineares de meio-fio e 9.222,80 m² de passeio em concreto com acabamento em ladrilho hidráulico.

Como o bairro não possui rede de esgoto, o município firmou convênio com a Cesan, que irá construir a rede.

Na Vila Vicente são 16.816,26 m² de calçamento com 4.755,03 metros lineares de meio-fio e outros 5.339,34 m² de passeio em concreto com acabamento em ladrilho hidráulico.