Conferência Municipal de Saúde vota propostas e elege delegados para a conferência estadual

29 de março de 2023 às 10h51.

Mais de 200 pessoas estiveram, na manhã desta quarta-feira, 29, no plenário da Câmara de Vereadores de Barra de São Francisco, para a 9ª Conferência Municipal de Saúde, que vai definir as propostas e eleger quatro delegados para representarem o município na conferência estadual, que acontece em maio.

O secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, que preside a mesa diretora do evento, falou antes ao site tribunanorteleste.com.br e se disse satisfeito com a grande participação popular. (Clique aqui e veja a galeria de fotos do evento)

“Nós tivemos a oportunidade de fazer as pré-conferências no interior e alguns bairros da sede, onde foram colhidas muitas sugestões e, hoje, temos aqui uma grande participação. Acredito que, ao final do evento, teremos avançado na prospecção de sugestões relevantes para o evento estadual”, desejou.

A assistente social da Apae, Ana Paula Fanti, que levou um grupo de crianças para uma apresentação especial aos participantes do evento, disse que vê a conferência como uma oportunidade para discutir e ampliar a política de saúde do município. “Como representante da Apae, vejo que é uma oportunidade de garantir a política de saúde também para as pessoas com deficiência física”, comentou.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Nilson Severino de Souza, que é agricultor, disse estar muito feliz em participar do evento e destacou a importância das pré-conferências realizadas nos distritos. “Para mim, é uma coisa inédita, ouvir as demandas das comunidades nas próprias comunidades. Através dessas pré-conferências, colhemos muitos subsídios para elaboração de projetos”, avalia.

Representantes do setor de Moblização e Articulação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Ronald Miranda e Antônio Maria vieram de Ecoporanga para prestigiar o evento. Eles ressaltaram que estão na conferência apenas como observadores, sem ingerência no evento.

Porque as conferências?

As Conferências de Saúde municipais, estadual e nacional devem reunir cidadãos e cidadãs pela defesa da garantia de direitos e em atenção às necessidades da sociedade.

Devem, portanto, ter a participação expressiva de gestores, prestadores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), pois quanto maior a representatividade, melhor a legitimidade das conferências como instâncias colegiadas dos vários segmentos.

Dessa oportunidade de avaliação e debate da situação da saúde nos territórios, resulta a formulação de diretrizes que subsidiarão a construção dos Planos de Saúde Estadual e Nacional, para o próximo quadriênio.

Ressalta-se que as proposições em todos os âmbitos, devem estar atreladas aos princípios e diretrizes do SUS.

Para os municípios que estão no segundo ano da gestão eleita em 2020, a oportunidade se traduz em avaliar o caminho percorrido, até então, à luz do Plano Municipal de Saúde elaborado no primeiro ano de gestão.

Frente aos inúmeros ataques à democracia e aos direitos sociais, o centro dos debates das Conferências de Saúde em 2022 e 2023, tem como tema "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia", para que o povo brasileiro possa reafirmar o valor da vida, o caminho do desenvolvimento sustentável e da cidadania que merece ter.

Importante ressaltar que as conferências de saúde têm por responsabilidade mobilizar diversas áreas e segmentos da sociedade brasileira, por meio da representação de gestores de saúde, trabalhadores e movimentos sociais - para um debate democrático e articulado, na perspectiva de um novo pacto social que alcance a redução das enormes desigualdades sociais e um projeto de transformação para devolver à sociedade os direitos sociais já conquistados, como o direito à saúde, à moradia, à educação, à previdência social, à alimentação, ao trabalho e à renda, ao meio ambiente saudável e à vida digna, segura e sem violência. (Da Redação)