Vigilância em Saúde já encontrou 324 focos do mosquito transmissor da dengue este ano

30 de março de 2023 às 15h06.

Trezentos e vinte e quatro focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue encontrados em um espaço de três meses nos bairros e distritos de Barra São Francisco, quase 110 focos por mês, só da espécie aegypti, mas o levantamento aponta também o crescimento de outra espécie com potencial de transmissão da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana: O Aedes albopictus, que ‘emplacou’ 149 focos, ou seja, quase a metade da quantidade de focos do primo mais perigoso. Nessa contagem, a soma dos focos chega a 538, a maioria da sede.

Esse é o resultado do balanço do primeiro ciclo anual de investigação da Vigilância Ambiental em Saúde sobre os focos de mosquitos vetores de doenças transmissíveis ao ser humano, em Barra de São Francisco, de janeiro a março deste ano.

De acordo com a coordenada da Vigilância Ambiental em Saúde, Patrícia Moura, o órgão vem trabalhando intensamente na procura e erracadição de focos dos mosquitos, mas reforça que, o principal problema está dentro de residências e imóveis fechados, onde os agentes não conseguem controlar.

Patrícia ressalta que a Vila Landinha (incluindo a Vila Vicente) é a região campeã de focos, com 56 focos do aegypti e outros 43 do albopictus.

No interior, o distrito de Paulista é o campeão com 21 focos do aegypti e outros 10 do albopictus.

Além da mobilização geral dos agentes que estão trabalhando, inclusive, nos distritos, com recolhimento de materiais que possam acumular água e verificação de residências com apoio também de adolescentes do Projeto Jovem do Futuro, as secretarias municipais de Serviços e Limpeza Pública e a da Fazenda, estão percorrendo a cidade e fazendo a limpeza de terrenos baldios e lotes vagos, além de notificar os proprietários para que não joguem lixo nesses locais ou em via pública.