É o quinto estabelecimento interditado por comercialização de carnes impróprias para consumo
Ações pontuais do Procon de Barra de São Francisco em parceria com a Vigilância Sanitária, aprenderam 475 kg de carne imprópria para consumo em quatro estabelecimentos comerciais do município nos últimos dias, devido a denúncias anônimas de carne sem condições de consumo.
Nesta quinta-feira, 20, mais uma denúncia, levou o Procon a agir contra um supermercado da cidade, onde foram encontradas carnes em péssimas condições de higiene, com moscas passeando e mau cheiro no estabelecimento. Após a ação, foram recolhidos 105,038 kg de carnes bovinas e suínas.
De acordo com o coordenador do Procon Municipal e secretário municipal de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Política para as Mulheres, Maurício Vieira dos Santos Marins, no local o cheiro era muito forte, água pingando de refrigerador em cima de carne, carne sem validade ou já arroxeada.
“Mais uma vez, infelizmente, tenho que agir com o rigor da lei, mas pensando na saúde da população, que gasta muito suor e trabalho para conseguir dinheiro e comprar uma carne de qualidade para comer e ir lá e comprar uma carne de má qualidade, não podemos permitir”, disse Marins.
O estabelecimento teve o açougue interditado por, no mínimo 10 dias para que os proprietários façam as adequações necessárias.
Treinamento em frigorífico
Também nesta semana os servidores do Procon e alguns da Vigilância Sanitária estão participando de um treinamento para aprender mais sobre cortes de carnes, identificação de carne estragada ou com validade vencida.
O treinamento específico está acontecendo dentro do Frigorífico São Francisco, no Polo Industrial, sobre os tipos de corte de carne bovina e suína e como identificar problemas nas carnes.
De acordo com o secretário Maurício Marins, esse treinamento é muito importante para que os fiscais não cometam erros na hora de identificar carnes fora do período de validade ou estragada, com mau cheiro e coloração diferente.
“Nesta sexta-feira, 21, estaremos novamente no frigorífico, junto com agentes da Vigilância Sanitária, para continuar o treinamento e, depois disso, voltaremos a fiscalizar os açougues tanto individuais quanto de supermercados e outros estabelecimentos que vendam carne”, disse Marins.
Denúncias
Os consumidores que se sentirem lesados podem registrar suas denúncias e reclamações pelo whatsapp: (27) 3756-8021. Importante enviar os dados pessoais completos como nome, endereço, telefone, CPF e Carteira de Identidade e fotos que comprovem a denúncia ou a relação de consumo, como nota fiscal, anúncios publicitários, dentre outros.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h
(27) 37568000