Tirolesa do Clube Rei Pelé terá plano inclinado de 160 metros e mirante

Prefeito Enivaldo dos Anjos assinou na semana passada a ordem de serviço para implantação do equipamento que será entregue até outubro

09 de janeiro de 2024 às 08h42.

O prefeito Enivaldo dos Anjos, deu ordem de serviço para construção de uma tirolesa de cerca de 160 metros de plano inclinado, com estação de embarque a 80 metros de altura, no Clube Rei Pelé, antigo Pesque Pague Paraíso, uma área de mais de 120 mil metros quadrados que foi adquirida pelo município e está sendo transformado em complexo de lazer e esportes.

A obra está orçada no valor de R$ 2.190.000,00 e tem previsão de conclusão em 300 dias, ou seja, será entregue, no mais tardar, em meados de outubro.

Dos Anjos, que estava acompanhado de vereadores da base, secretários municipais, e vários amigos, além de desportistas e empresários vem mudando o perfil do município em sua gestão, procurando dotar todo a sede e o interior de equipamentos para a prática de lazer e atividades ao ar livre.

Além do Clube Rei Pelé, ele construiu o Parque dos Pássaros, entregue recentemente e a Área Verde Sebastião Simões, que já se tornou cartão postal da sede.

Estão em andamento vários outros projetos de lazer a atividades no município, com destaque para o Lago Jesus Cristo, na junção das avenidas Carlos Valli e Arlindo Valli, na Vila Vicente, ao lado da Rodovia do Contorno (ES-080/381) e a Praça Floro Lima, na Vila Landinha, outro local para a prática de lazer e atividades físicas que deve ser entregue nos próximos meses.

"A importância da criação desse tipo de lazer turístico para nós, que somos um município geograficamente grande na região Noroeste do Estado, é atrair para o município mais visitantes promovendo a geração de novos empregos e renda. Vale lembrar que a indústria do turismo é uma indústria limpa, que não tem fumaça e então, quando nós tivermos aqui esse complexo funcionando, vamos necessitar de muitas pessoas trabalhando na área de prestação de serviços, com lembranças, com fotos, com atendimentos de bares e restaurantes, dentre outros, porque mais pessoas visitarão a cidade. Nós estamos preparando a cidade para ser um ponto de referência na região Noroeste e no Norte do Estado", disse Enivaldo.

Dos Anjos disse ainda que a região no entorno de Barra de São Francisco tem mais de 200 mil pessoas, sendo que o município mais distante é Ecoporanga, que fica a 58 quilômetros de distância de Barra de São Francisco e a menos de 50 km do Clube Rei Pelé.

Os representantes da empresa vencedora da licitação, a Benites Importações de Peças Aéreas, Comércio Varejista, estiveram presentes no ato da assinatura da ordem de serviço e o engenheiro civil da empresa, Antônio Leandro Schimidt deu detalhes de como a tirolesa vai funcionar.

"Aqui nós vamos desenvolver e construir uma tirolesa, que fará parte de um conjunto com um mirante e um plano inclinado, sendo o plano inclinado, uma estrutura que irá levar as pessoas até o mirante. Uma vez lá em cima, a pessoa irá descer e contemplará todo o momento dela na tirolesa passando por cima do lago aqui no Clube Rei Pelé", explicou Schimidt, que falou ainda sobre como será o período de execução da obra.

"A previsão das obras, é para iniciar agora, após a ordem de serviço, onde serão feitos alguns ajustes nos projetos, no sentido de aprimorá-los um pouco mais, e posteriormente nós iremos começar a construção. Elas iniciarão no nosso galpão, onde montamos toda a estrutura. A empresa Benites, a qual eu estou representando, já é uma empresa consolidada na execução de montanhas russas e tirolesas. Então, já é uma empresa focada na construção de sistemas de esportes radicais e estruturas especiais. A nossa previsão de execução da obra é em torno de seis a oito meses, mas se o tempo nos permitir, queremos terminar até antes", esclareceu o engenheiro.

O secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, disse que Barra de São Francisco é o centro da região, vai atrair pessoas de várias cidades do Noroeste do ES e do Leste de Minas Gerais e faz parte da ideia da gestão atual não só para dotar o município de infraestrutura turística, mas também dar oportunidade de práticas de atividades saudáveis para crianças, jovens e adultos de Barra de São Francisco.

"É uma das premissas da gestão, da qual tenho orgulho de participar, promover o bem estar geral por meio de equipamentos públicos de lazer e exercícios e também com programas sociais voltados para a formação de jovens e para a saúde da população em geral, com foco em idosos, pessoas com deficiências e gestantes. Todos esses programas se complementam, trazendo saúde para todos", avalia.

O que é tirolesa?

A tirolesa é uma opção de atividade física para quem gosta de esportes radicais. É uma atividade de aventura, popularmente chamada de esporte que possui origem na Áustria. As primeiras tirolesas foram criadas para realizar a travessia de itens sobre rios, vales e montanhas da região do Tirol, naquele país, daí o nome tirolesa. Anos depois, a estrutura passou a se tornar um meio de transporte para os moradores.

Hoje, a tirolesa se tornou um dos vários esportes radicais ou de aventura, sendo feita no mundo inteiro. Com várias alturas e distâncias, é possível realizá-la em lugares como parque, matas, vales, montanhas, parques de aventura, buffet infantil, shows, estádio de futebol....

Como funciona uma tirolesa

O funcionamento de uma tirolesa é simples, o praticante é preso com mosquetões a uma cadeira de alpinismo/escalada/rapel, e se desloca de um local a outro no sentido diagonal saindo de um ponto mais alto para outro mais baixo, por meio de um cabo de aço ou corda, conectado entre os pontos de ancoragem, com roldanas ou polia de tirolês.

Quem pode praticar tirolesa?

A tirolesa normalmente é praticada por todos os aventureiros, uma vez que não precisa fazer muito esforço físico. Desse modo, pessoas de qualquer faixa etária e iniciantes podem experimentar a atividade. Mas cada tirolesa tem suas regras e normas que devem ser seguidas para manter a segurança da tirolesa.

Principais equipamentos de uma tirolesa

Assim como todo esporte praticado na altura, como o rapel, escalada, canionismo por exemplo, na prática da tirolesa são necessários alguns equipamentos de segurança, além de uma equipe de técnicos para operar a tirolesa.

– Cadeirinha de tirolesa;

– Capacete;

– Solteira regulável;

– Cabo de aço ou corda;

– Freio da tirolesa;

– Mosquetão;

– Polia tirolesa.

Tipos de tirolesa

As modalidades de tirolesa mais comum é a tirolesa seca para atividade recreativa, mas existem outras, como a tirolesa molhada que termina na água doce ou salgada, tirolesa de resgate, tirolesa de deslocamento de material.

 

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook

Horário de funcionamento

De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h

Telefone

(27) 37568000

Endereço

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec Consultoria

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.