Programa Saúde na Escola leva atendimento médico a alunos da EFA Normília Cunha dos Santos

Atendimento acontece todas as quartas-feiras com o médico Charles Rodrigues dos Santos

20 de março de 2024 às 14h40.

Alunos do ensino fundamental da Escola Família Agrícola (EFA) Normília Cunha dos Santos, localizada no Córrego da Queixada, distrito de Santo Antônio, estão recebendo atendimento médico na própria escola. A oferta da consulta faz parte do Programa Saúde na Escola, graças a uma parceria da prefeitura por meio das secretárias de Saúde e Educação, com o Governo Federal.

O objetivo é contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da educação básica, promovendo a redução da evasão escolar e a quantidade de faltas ocasionadas por problemas de saúde.

O atendimento está acontecendo todas as quartas-feiras e o deste dia 20 de março, já é a segunda etapa de consultas. Durante o atendimento, alunos que apresentarem algum diagnóstico clínico de problema de saúde são encaminhados para exames e até para especialistas. O programa conta também com atendimentos psicológicos e odontológicos que complementam os cuidados com a saúde dos estudantes.

A escola possui 168 alunos do 6º ao 9º ano e atende 15 comunidades rurais e a zona urbana do município francisquense. A previsão é que todas as turmas sejam atendidas.

Segundo o médico, Charles Rodrigues dos Santos, os alunos serão acompanhados pelo Programa Saúde na Escola ao longo de todo o período na unidade escolar, garantindo a manutenção preventiva da saúde dos estudantes. Ele agradeceu os colaboradores envolvidos na coordenação do programa. "Quero parabenizar nosso secretário de saúde, Elcimar e o coordenador da atenção primária Warley, que estão dando continuidade neste projeto e fico muito feliz por estar participando dele. Acho muito importante esse acompanhamento na atenção primária principalmente, onde temos a longe tonalidade, que é a coordenação e o cuidado, onde o paciente é acompanhado ao longo do tempo e não se reduz a apenas uma consulta", destacou o médico.

A diretora da EFA Normília Cunha dos Santos, Lucineia Gomes da Silva explicou como são realizados os procedimentos para as consultas. "O médico está atendendo do sexto ao nono ano. Nós marcamos as consultas nos grupos dos pais na rede social do WhatsApp e os pais acompanham seus filhos. Assim estamos cuidando das nossas crianças. Se a nossa sociedade tiver crianças saudáveis, com saúde, condição física e intelectual, teremos uma sociedade sadia", explicou a diretora. Segundo ela, o desempenho escolar dos alunos atendidos melhorou bastante após o acompanhamento médico dos já consultados.

Os pais estão felizes com os atendimentos médicos dos filhos na própria escola. É como se sente a Marilza Medeiro Helmer, moradora do Córrego Escondido, mãe de um aluno atendido hoje. "Eles sendo acompanhados na escola é muito bom, porque ajuda a descobrir as doenças que os filhos da gente possam ter, porque nós ficamos envolvidos com o trabalho e às vezes nem sabemos e o médico acompanhando na escola, já soma uma coisa a mais na vida da família e isso é muito importante. É a saúde em primeiro lugar. Eu trabalho como agente de saúde e nós vamos nas casas. Então hoje o trabalho da saúde está expandindo no nosso município, tanto nos postinhos, quanto no hospital e agora na escola é um avanço a mais", destacou a senhora Helmer.

Jussara Ferreira Ewald Strey, moradora do Córrego das Palmas acompanhou a filha na consulta e elogiou o Programa Saúde na Escola. "Eu achei esse projeto maravilhoso, porque veio para somar, tanto na educação, quanto na saúde. A gente que é mãe, preocupa com o filho e se ele não está bem psicologicamente e com a saúde em dia, ele não vai crescer e ter rendimento. Então o médico na escola é maravilhoso. Até mesmo para exames de rotina. Muitas vezes não temos condições de consultar um filho, porque os pais trabalham e não tem condições de estar saindo de casa para poder leva-lo e tendo na escola fica muito mais fácil", agradeceu.

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook

Horário de funcionamento

De segunda à sexta, das 08 às 17 horas

Telefone

(27) 37568000

Endereço

Rua Desembargador Danton Bastos, nº 1 - Centro Barra de São Francisco - ES - Cep: 29800-000

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec Consultoria

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.