Saúde e Projeto Avivar promovem Mutirão de Atendimentos em Córrego Palmital

06 de junho de 2024 às 22h27.

A Prefeitura, por meio do Projeto Avivar, da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira (6), um Mutirão de Atendimentos a idosos e moradores do Córrego Palmital, no Distrito de Monte Sinai.
Atendendo das 8 horas da manhã até as 15 horas, o evento foi realizado no pátio externo da comunidade da Igreja Católica Nossa Senhora de Fátima.
Com todos os profissionais que atendem o Projeto Avivar presentes no Córrego Palmital, vários atendimentos foram realizados, sendo:

- 18 atendimentos de Enfermagem;
- 18 atendimentos médicos de Clínica Geral;
- 17 atendimentos de Psicologia;
- 17 atendimentos de Nutrição;
- 10 atendimentos de Assistência Social;
- 18 inscrições no Projeto Avivar.


Moradores de todas as idades da localidade, também puderam atualizar o cartão de vacinação. Foram aplicadas ao todo 48 vacinas, dentre elas:
- 32 contra Influenza;
- 11 contra DT Antitetânica;
- 3 contra Vop;
- 1 contra Hepatite B.


Idosos que fizeram as inscrições no Projeto Avivar no local, poderão agendar consultas com especialistas na Sede do Projeto e serem encaminhados por eles a outras especialidades no município.
Segundo a Coordenadora do Projeto Avivar, Cleidmar de Almeida Rezende, o objetivo do mutirão é levar saúde ao homem do campo.

"Devido a dificuldade do homem do campo em ir a nossa cidade e nas Sedes dos Distritos, nós estamos buscando fazer esses mutirões nos Córregos, para estar levando saúde ao homem do campo", afirmou ela.
O Psicólogo do Projeto Avivar, Marcelo Augusto Ferreira, destacou a grande oferta de especialistas que o projeto disponibiliza para os pacientes idosos atendidos no mutirão.

"A gente está muito além da Unidade Básica de Saúde. Então nós não fazemos somente o atendimento básico, nós fazemos uma avaliação integral desse paciente, que passa comigo, psicólogo, pela nutricionista, com a médica e a enfermeira. A gente avalia aspectos psicológicos, nutricionais, as condições físicas, algumas doenças crônicas que este paciente tem, para poder iniciar com ele o processo de tratamento e a inserção dele na atividade física, porque uma das atribuições do projeto é fazer essa avaliação, para inserir esse paciente numa atividade física, para dar mais autonomia e mais independência a ele, além de tratar doenças como hipertensão e diabetes, também tratamos as condições psicológicas e nutricionais destes pacientes", explicou Ferreira.


Stefany Paula Caetano de Lazziri, Agente de Saúde da comunidade, que atende cerca de 175 famílias no Córrego Palmital, falou da importância de trazer esses atendimentos até a comunidade. "Ações como essa, tão próximas aos moradores, principalmente nessa época de colheita de café, em que está todo mundo muito ocupado e fica difícil ir ao Centro de Barra de São Francisco, para estar recebendo alguma vacina ou algum atendimento médico, é muito importante para eles, por estar acontecendo aqui bem próximo, dentro de casa praticamente", lembrou Lazziri.


Os pacientes que foram atendidos aprovaram o mutirão.


"Isso para nós está sendo uma melhoria fora de série. Tomara que continue desse jeito aí.", afirmou o senhor Joaquim da Silva Filho, aposentado de 71 anos.
"Ajuda, porque evita da gente ter que ir lá na rua consultar. Facilita muito.", disse Oséias Hubner, produtor rural, de 50 anos, após receber vacina no mutirão.


"É muito longe e a passagem também subiu e aí é muito caro para a gente ir daqui ao Centro de Barra de São Francisco para tomar vacina e aí quando vem aqui é bom para a gente e é melhor também, porque é perto de casa.", citou a dona de casa Regiane de Souza Rufino, de 37 anos, que também recebeu vacina no mutirão.


"Foi muito bom mesmo. Tem que vir mais vezes, eu agradeço. Passei por todos os atendimentos e tomei 2 vacinas.", agradeceu a aposentada, Maria Lúcia Orechio de 67 anos.


"Fui muito bem atendida, graças a Deus. Gostei e fui bem acolhida. Passei por todas as mesas.", agradeceu também a aposentada de 73 anos, Maria Laurindo da Silva.


"Graças a Deus fui muito bem atendida e passei por todos os atendimentos e gostei de todos eles.", disse a senhora Maria dos Anjos Santos, aposentada de 72 anos.


"Eu achei muito bom. O atendimento aqui foi especial, essa é a primeira vez que eu passo pela nutricionista e para mim foi uma alegria imensa. Estou feliz e ganhei o dia com vocês aqui.", agradeceu a senhora Josefina Pereira de Souza Almeida, de 61 anos.


Este é o 6º Mutirão de Atendimentos do Projeto Avivar realizado no interior do município, desde a sua criação. Os anteriores aconteceram em Vargem Alegre, 2 vezes no Córrego do Itá, Rio do Campo e Cachoeirinha de Itaúnas.

 

Clique aqui e veja a galeria de fotos completa

 

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook

Horário de funcionamento

De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h

Telefone

(27) 37568000

Endereço

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec Consultoria

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.