A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira (26) a 1ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento ocorreu no plenário da Câmara Municipal, reunindo representantes de Barra de São Francisco, Água Doce do Norte e Vila Pavão.
Com o tema "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação", a conferência teve como destaque a palestra da diretora executiva da Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas – Assoleste, Elidamarcia Lana da Silva. Também participaram o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Renato Pazito Silva, e autoridades municipais e regionais ligadas à área social e da saúde.
Durante a conferência, a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Macaé Evaristo, participou de forma on-line, destacando a importância da atuação conjunta entre governos municipais, estaduais e federal na garantia dos direitos das pessoas idosas.
A secretária municipal de Assistência Social, Cleidmar de Almeida Rezende, destacou o papel de referência do município no cuidado com a população idosa, por meio do Projeto Avivar, "Somos referência em cuidado com o idoso no Espírito Santo. Com o Projeto Avivar, promovemos a saúde física e mental dos idosos, mantendo-os ativos e participativos. Eles têm acesso a atendimento psicológico, médico, atividades físicas e viagens, tudo para que se sintam vivos e valorizados", relata Cleidimar.
Já Renato Pazito alertou para o envelhecimento acelerado da população capixaba, que exige políticas públicas eficazes e ampliação dos serviços de saúde, lazer e institucionalização.
A palestrante Elidamarcia Lana ressaltou a importância do envolvimento familiar, da capacitação de cuidadores e da ampliação dos recursos destinados ao atendimento ao idoso.
A programação contou com grupos de trabalho, que discutiram cinco eixos temáticos e elaboraram propostas a serem apresentadas na 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, prevista para ocorrer entre 27 e 29 de agosto de 2025, em Serra. Delegados foram eleitos para representar os municípios na etapa estadual.
O evento também ofereceu lanche e almoço aos participantes.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h
(27) 37568000