APÓS PARCERIA COM PREFEITURA E SICOOB, IFES DE BARRA DE SÃO FRANCISCO MUDA DE LOCAL E AMPLIA VAGAS EM 70%

O Prefeito Alencar Marim, juntamente com o Reitor do Ifes, Jadir José Pela, do Presidente do Sicoob, Bento Venturim, e o Diretor Geral do Ifes - Campus Barra de São Francisco, José Alexandre de Souza Gadioli, se reuniu com autoridades políticas, servidores públicos e representantes de associações, no prédio da antiga Fatesf ( Faculdade São Francisco), no bairro Irmãos Fernandes, na tarde desta quinta-feira, 31 de janeiro de 2019.

O intuito da solenidade foi o de apresentação e assinatura do Convênio Tripartite firmado entre Ifes, Sicoob e a Prefeitura de Barra de São Francisco que trata que trata da cessão do espaço educacional da antiga Fatesf e que hoje pertence ao Sicoob, para o Ifes – Campus Barra de São Francisco.

Por meio do convênio, o Sicoob irá ceder o prédio por três anos, com o objetivo de qualificar e certificar a mão-de-obra no município, visando à geração de trabalho e de renda e ao desenvolvimento econômico regional.

A Parceria vai permitir a oferta de novas vagas para o curso técnico integrado de Administração e para a graduação também nessa área. O número de estudantes atendidos pelo campus passará de 310 para 500. Além disso, serão disponibilizadas atividades de extensão abertas à comunidade.

Durante a divulgação dos detalhes do acordo, os senhores Gadioli, Jadir Pela, Bento Venturim e o prefeito Alencar frisaram a importância que o Ifes tem para Barra de São Francisco e de seus históricos com a instituição. Em suas considerações, todos eles destacaram a importância da parceria e os benefícios que a mesma vai trazer de forma imediata e em longo prazo.

OBRAS DO CAMPUS DO IFES SERÃO RETOMADAS
Lembrando, que mesmo com a parceria e mudança de local, o projeto de construção do Ifes, que até então estava paralisado, será retomado.

A informação foi confirmada pelo reitor do Ifes. Segundo ele, a assinatura do convênio acontece no próximo dia 8 de fevereiro.

Ao encerrar o evento, Alencar aproveitou para agradecer ao Sicoob pela parceria_“Esse é um momento histórico, o Sicoob poderia, do ponto de vista financeiro, leiloar o prédio e recuperar o investimento, mas o compromisso social em ceder o espaço, permitindo que pelo menos por 2 anos ele esteja sob uso do Ifes foi fundamental para este projeto, pois mesmo antes de terminar a construção do Campus, que será retomada no próximo dia 8, vai ser ampliado à oferta de vagas, vamos “startar” o projeto do ensino médio integrado, além de seminários, oficinas, entre outras ações. Estou muito feliz mesmo por essa parceria. É apenas um passo, mas um passo firme em direção ao desenvolvimento”_; encerrou ele.

ATIVIDADES
Ao longo da vigência do convênio, serão realizadas diversas atividades abertas à comunidade. Confira:
• Três seminários de Agroecologia, Cooperativismo e Empreendedorismo, com previsão de participação de 240 pessoas;
• Seis cursos de capacitação sobre Fortalecimento de Empreendimentos da Agroindústria, Informática, Inovação, Gestão Financeira de Negócios, Gestão de Controle Social, Agroecologia, Cooperativismo e Empreendedorismo, com previsão de participação de 120 pessoas;
• Seis processos de Incubação de Empresas (startups) nas áreas de Agroindústria, Cooperativismo e Empreendedorismo.
• Seis visitas técnicas de intercâmbio para áreas de Agroindústria, Cooperativismo e Empreendedorismo, com previsão de participação de 180 pessoas.
• Cinco turmas de reforço escolar para ensino fundamental e médio nas áreas de Física, Biologia, Matemática e Língua Portuguesa, para 100 alunos.
• Cinco dias de campo para áreas da agricultura, com previsão de participação de 100 pessoas.

Data de Publicação: sexta-feira, 01 de fevereiro de 2019