PREFEITO ALENCAR RECEBE EQUIPE DE ESPORTES ‘SUPERANDO LIMITES’

Nesta quarta-feira (21), o prefeito Alencar Marim recebeu parte da equipe do grupo de esportes ‘Superando Limites – Corrida e Caminhada’. O encontro aconteceu durante a tarde, no gabinete do chefe do executivo, na sede da prefeitura, no Centro do município.

Na oportunidade, através do Departamento de Esportes (Casa da Cultura), o prefeito declarou apoio à organização do ‘1º Circuito Interestadual do Contestado’, que será realizado no sábado (14) e domingo (15) de setembro deste ano de 2019 em Barra de São Francisco.

De acordo com a divulgação oficial (ver cartaz anexo), a ‘2ª Corrida e Caminhada do Contestado’ tem largada marcada para às 8h, saindo da divisa territorial entre Espírito Santo e Minas Gerais, local que também marca o limite entre a cidade de Barra de São Francisco (ES) e Mantena (MG). No total, serão 7 Km percorridos.

Além da 2º Corrida e Caminhada do Contestado, como parte das comemorações que marcam os 56 anos do acordo de paz firmado entre Espírito Santo e Minas Gerais, neste ano (2019) também acontece a ‘1ª Maratona MTB do Contestado’ e o ‘1º Open de Parapente do Contestado’.

Podem se inscrever pessoas de 15 anos acima residentes de qualquer município. Basta se dirigir a uma das academias a seguir: Academias Barra Fitness, Academia Boa Forma, Academia.Com e Loja Ciclolar [em Barra de São Francisco], ou, Academia Minas Fitness e Academia Saúde em Movimento [em Mantena].

Caso o participante interessado não residir em Barra de São Francisco e nem em Mantena, também está disponível a inscrição por meio do endereço eletrônico: www.suainscricao.com  -, é só acessar. Lá você também confere todo o regulamento.

O CONTESTADO

O contestado foi um conflito que se arrastou por décadas entre os dois estados, tendo como motivo, a divergência na limitação de terra entre os dois municípios: Barra de São Francisco (ES) e Mantena (MG).

A paz entre os dois estados só foi possível graças à intervenção do Supremo Tribunal Federal (STF). E em 15 de Setembro de 1963, os governadores da época, Francisco Lacerda de Aguiar – do (ES), e José Magalhães Pinto – de (MG), assinaram o tratado de paz.

GRUPO DE CORRIDA E CAMINHADA SUPERANDO LIMITES

O ‘Superando Limites’, formado por pessoas que praticam caminhada e corrida, nasceu em 2017 por meio de um grupo de amigos, e, desde então, não parou mais de crescer. Hoje já são mais de 80 atletas envolvidos.

Os participantes se comunicam efetivamente através de grupos criados no aplicativo WhatsApp, e a finalidade é fomentar a prática da caminhada e do esporte de corrida de rua.

Data de Publicação: quarta-feira, 21 de agosto de 2019