EDUCAÇÃO MUNICIPAL BEM ASSISTIDA EM BARRA DE SÃO FRANCISCO

A Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Educação, tem dado atenção especial ao ensino do município. Desde o início do ano passado (2017), capacitações foram ofertadas aos educadores (as), pedagogos (as), profissionais responsáveis pelo preparo da merenda, e demais servidores (as) da área. 

O ensino passou a contar com a colaboração dos estagiários (as), que junto dos professores (as), uniram forças para melhor trabalhar às disciplinas com os alunos, de modo especial, os portadores de algum tipo de necessidade, que carecem de maior atenção. 

Em menos de dois anos de trabalho, a prefeitura firmou parcerias com o governo federal e passou a executar o ‘Programa Mais Alfabetização’, que é mais um apoio para as turmas dos primeiros (1º) e segundos (2º) anos da Rede Municipal.

Além disso, por meio da prefeitura, a Secretaria Municipal de Educação, na medida do possível, tem procurado atender às demandas das escolas, no quesito de infraestrutura, espaços físicos, iluminação, higienização, qualidade da merenda - sob orientação das nutricionistas, como já previsto em lei, entre outras necessidades, sejam essas de caráter emergencial ou não.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Delma do Carmo Ker e Aguiar, em mais este ano (2018), a prefeitura não deixou fracassar o fornecimento de material didático para as unidades escolares, como, por exemplo, kits pedagógicos, papel A4, cadernos, canetas e lápis, tintas, tesouras, colas, cartolinas, e mais.

“E não é só isso. Nós também já estamos em processo de licitação, pois queremos que os nossos professores (as) tenham mais condições de trabalho; que as nossas aulas sejam cada vez mais produtivas, e que o ambiente escolar seja um local de prazer e de alegria para os nossos alunos”, destacou Delma.

Ainda segundo a secretária, como parte dos investimentos para uma educação de qualidade, ainda este mês (outubro/2018), fogões e frízeres novos serão entregues nas unidades escolares que carecem emergencialmente de substituição. Escolas que se encontravam necessitadas, até mesmo de impressora, estão recebendo equipamento multifuncional. Todo o estoque de produtos de limpeza também está sendo renovado em atendimento ao término digno do período letivo 2018.

Para o prefeito Alencar Marim, que é educador de regime estatutário no município, o caminho está correto. Os investimentos estão sendo feitos de forma consciente, para que, no ‘amanhã’, a educação que tem progredido significativamente não necessite regredir, tendo como a principal causa uma gestão irresponsável, capaz de planejar apenas a curto prazo. 

“Esse é o caminho. Reparar aonde não dá para, no momento, reformar - ou quem sabe, até iniciar uma obra nova, promover encontros de capacitação para os nossos educadores, que diga-se de passagem, são excelentes profissionais, melhorar a alimentação dos nossos alunos, que é uma prioridade indiscutível -  e nós temos cumprido, fornecer o material de trabalho do ano letivo, e ir economizando e acertando até tirar o caixa do vermelho, como nós, pessoas de bem, fazemos com o nosso orçamento particular”, explicou o prefeito. 

Assessoria de Comunicação
Yuri Marcones Garcia

Data de Publicação: quarta-feira, 10 de outubro de 2018

LEIA MAIS...

DOCUMENTO ‘BASE COMUM CURRICULAR’ À DISPOSIÇÃO PARA CONSULTA E CONTRIBUIÇÃO POPULAR
ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço
Rua Desembargador Danton Bastos, nº 1 - Centro
Barra de São Francisco - ES - Cep: 29800-000
Telefone
(27) 3756-8000 / (27) 3756-4287
E-mail
gabinete@pmbsf.es.gov.br
Horário de funcionamento
Segunda a Sexta de 08h00 às 11h00 / 13h00 às 16h00
Localização